Nós sabemos , que a musculação feita de maneira correta traz muitos benefícios aos seus praticantes, independente de idade, sexo e até mesmo de condições de saúde. Ainda  assim , somos forçados a ouvir afirmações do tipo: “É claro que impede o crescimento! O indivíduo cresce para cima e o peso empurra para baixo...” Entre outros absurdos, ditos muitas vezes até por profissionais das áreas da saúde.Os exercícios com pesos podem atrapalhar o crescimento estatural de crianças e adolescentes ?Então , o que vocês acham?

Comentários

Por Claudio Gomes Pereira
em 2 de Outubro de 2012 às 21:33.

Olá, Mateus
Eu usei esse tema no meu TCC, se quiser dar uma pesquisada aqui estão algumas das referências que utilizei:

LOPES, Andrei Guilherme. Possíveis alterações epifisárias em função do treinamento de força muscular em pré-puberes. 2002. Monografia (Curso de Educação Física) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2002. 38p.

MACHADO, Dalmo Roberto Lopes. Maturação esquelética e desempenho motor em crianças e adolescentes. 2004. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

FLECK, Steven J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular – 2ª edição – Porto Alegre – R.S. – Editora Artes Médicas Sul Ltda – 1999;

MCARDLE, William D., Katch I. Frank & Katch L. Victor. – Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano – Ed. Guanabara Koogan S. A. – 4ª edição – Rio de Janeiro R.J. 1998;

ZATSIORSKY, Vladimir M. – Ciência e Prática do Treinamento de Força – São Paulo – S.P. – Phorte Editora Ltda, 1999.

 

Por Claudinei Ferreira dos Santos
em 14 de Outubro de 2012 às 13:50.

 

Boa tarde Mateus,

Já desenvolvi pesquisas sobre os efeitos do treinamento com pesos em  crianças e adolescentes e estou no meio de outro projeto de pesquisa.  Infelizmente o assunto ainda é marginalizado inclusive por profissionais de nossa área, além de outras, claro.  Contudo, afirmo que a falta de informações científicas é o pior problema, o que temos que combater com estudos e argumentos convincentes.  Assim, sugiro as seguintes leituras:

Michael Behringer, Andreas vom Heede, Zengyuan Yue and Joachim Mester. Effects of Resistance Training in Children and Adolescents: A Meta-analysis,  Pediatrics;126;e1199-e1210, 2010.

Ughini, C. C., et al.Treinamento de força em crianças: segurança, benefícios e recomendações. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 178-198, 2011.

Faigenbaum, AD, Kraemer, WJ, Blimkie, CJR, Jeffreys, I, Micheli, LJ, Nitka, M, and Rowland, TW. Youth resistance training: Updated position statement paper from the National Strength and Conditioning Association. J Strength Cond Res 23(5): S60–S79, 2009.

Malina, M.R. Weight Training in Youth–Growth, Maturation, and Safety: An Evidence-Based ReviewClin J Sport Med;16:478–487),  2006.

Caso tenha dificuldade em conseguir os artigos, mande e-mail pedindo.  Ficarei contente em pode ajudar.

Att.

Claudinei Ferreira dos Santos

Por Thiago Scarton Nascimento
em 24 de Fevereiro de 2013 às 16:12.

Boa tarde amigos C.E.V.,

Sou novo por aqui, e já estou vendo que tem muitos artigos, sobre o assunto da musculação para pre-puberdade, e estou com um projeto de mostrar a coorelação entre exercicios resistidos e brincadeiras de força ou "brincadeiras resistidas"....

Todos nos sabemos dos beneficios de atividades resistidas e porque não seria um beneficio uma relação como esta, de crianças brincando com pesos ? Cansado de ver academias e outros centros esportivos recusando alunos novos com menos idade de 12 anos, e o meu artigo que farei etarei falando sobre estas crianças mas, com a idade entre 6 a 10 anos de idade....

O que meus novos amigos aqui acham disso ?

Abraço

Thiago Scarton

Por Wagner Pimenta da Rocha
em 5 de Abril de 2013 às 18:41.

As pessoas que normalmente condenam a musculação para crianças e adolescentes costumam alegar a questão do impacto biomecânico da atividade, sendo incoerentes nas próprias afirmações recomendando basquete, vôlei, saltos, entre outros esportes com tradicionalmente mais impacto vertical . Essas atividades realmente são sadias mas traduz-se numa afirmação sem lógica condenar a musculação Qualquer criança normal corre, salta e arremessa e nem por isso deixam de crescer. O excesso, a orientação inadequada ou a falta de atividade é que são maléficos às crianças e adolescentes. Os segmentos do esqueleto possuem diferentes etapas de desenvolvimento assim como a liberação hormonal e o metabolismo é mais ou menos acelerado em cada fase. A atividade física na adolescência acelera o crescimento longitudinal, a espessura dos ossos, a liberação da testosterona e do hormônio de crescimento. Esses benefícios são mais evidentes com a musculação. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.