Entendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.Segundo Weineck (1999): a alimentação deve suprir a demanda energética assim como garantir o balanço hídrico, balanço de nutrientes, balanço vitamínico e o balanço mineral. Em atletas a alimentação é ainda mais importante, pois a nutrição inadequada às necessidades específicas de cada sujeito, pode prejudicar a saúde e o desempenho de atletas e não atletas durante o processo de treinamento físico.Colocando ainda que o campo de atuação do profissional de educação física é pleno nos serviços à sociedade na área da educação física, nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento Humano intencional, através das atividades físicas, esportivas e similares, sejam elas formais e não formais, tais como ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, musculação entre tantas outras. Este campo é delimitado pela capacidade profissional de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas, do desporto e similares. Deverão, outrossim, ser consideradas as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional.

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