Cevnautas da Oftalmologia,

Alguém consegue chegar ao artigo insinuado na nota? Laercio

Atividade física pode ser benéfica para quem tem glaucoma

De acordo com os autores de um estudo da Universidade de Thessaloniki, na Grécia, algumas pessoas acreditam erradamente que o exercício físico pode aumentar a pressão, contribuindo para a progressão do glaucoma. Para analisar os efeitos dos exercícios na pressão dentro dos olhos, os especialistas avaliaram 45 pacientes com a doença que faziam exercícios aeróbicos regularmente com ou sem uso dos colírios específicos, e 100 pessoas saudáveis.

Foi observado que havia uma significativa redução da pressão intra-ocular após a realização de exercícios. A diminuição da pressão intra-ocular se inicia tão logo o exercício se inicia e é tanto maior quanto maior for a intensidade do exercício, e esta baixa vai permanecer por maior tempo se o exercício tiver uma duração maior. No entanto, estes experimentos foram sempre realizados empregando atividade física contínua e sem resistência, ou seja, exercícios como caminhadas, corridas, bicicletas, sempre por algum tempo prolongado. Informações do Portal Saúde Visual.

FONTE: http://www.sistemaepu.com.br/noticias/ver/3733/Atividade+f%C3%ADsica+pode+ser+ben%C3%A9fica+para+quem+tem+glaucoma

 

 

Comentários

Por Thiago Costa Florentino
em 12 de Novembro de 2015 às 19:36.

Ola amigos e amigas 

eu achei o artigo (acredito que seja ele) está disponivel para download gratuitamente.

http://link.springer.com/article/10.1186/1471-2415-9-6/fulltext.html

um forte abraço

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.