O grande gol de Taubaté

http://www.gazetaesportiva.net/blogs/henriquenicolini/2013/04/17/o-grande-gol-de-taubate/

 

FOTO DA OPERAÇÃO JUVENTUDE MOSTRA GRUPO DE ALUNOS DOS COLÉGIOS "PAULO SARASATE" E "MAESTRO FABIANO LOZANO" CUJA AMIZADE TENHO A HONRA DE CONTAR COMO PRIVILÉGIO DE VIDA: MINHA SAUDADE E MINHA HOMENAGEM A ELES E AO CRIADOR DA GRANDE INICIATIVA, HENRIQUE NICOLINI, O "PAI DO PANATHLON" DO BRASIL !  

 

O grande gol de Taubaté – Blog do Henrique Nicolini http://www.gazetaesportiva.net/b...

 

Um dos maiores eventos da história do calendário promocional de A Gazeta Esportiva foi a “Operação Juventude”, certame efetuado várias vezes durante a década de 70 (há quase meio século), destinado a dar uma oportunidade de participação em uma prova de atletismo a jovens que nunca haviam entrado em uma pista. Esta iniciativa tinha caráter nacional e contava com o apoio de líderes municipais que se propunham voluntariamente a realizar competições com as mesmas provas e faixas etárias.

Numa de suas realizações, o certame chegou a reunir mais de 350 mil concorrentes, com a participação de centenas de cidades de todo o país. Os vinte melhores de cada prova eram selecionados por um “ranking” para competir em uma grande competição final, programada para a pista da Secretaria Municipal de Esportes, à Rua Pedro de Toledo.

A Operação Juventude correspondeu a uma mega prospecção de talentos para o esporte nacional e foi efetuada pela A Gazeta Esportiva durante uma década.

Foi com grande satisfação que verificamos que aquela chama de entusiasmo que caracterizava aquele evento ainda não se apagou após o encerramento desta promoção pela Gazeta Esportiva.

A Secretaria de Esportes do município de Taubaté mandou-nos nesta semana um e-mail cuja transcrição fala da realização da Operação Juventude naquela cidade. Melhor do que qualquer comentário sobre a grande significação do fato, basta publicar “ipsis literis” o texto da circular que nos foi enviada.

Nós, que criamos e implementamos este evento há quatro décadas, congratulamo-nos com os organizadores da “Operação Juventude” nesta cidade do Vale do Paraíba pela permanência daquele ideal.

Vejam o texto que recebemos:

A Prefeitura Municipal de Taubaté, por meio das “Secretarias de Esportes e Educação”, dá inicio ao calendário esportivo escolar com um dos maiores eventos esportivos da região, a “OPERAÇÃO JUVENTUDE DE ATLETISMO ESCOLAR– 2013”, que oportunizará o congraçamento de crianças e jovens pela disputa saudável em várias competições, demonstrando os grandes benefícios da pratica da educação física escolar, que vai desde a formação física, psicológica e da revelação de novos talentos para as equipes oficiais do município de Taubaté.

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de ABRIL de 2013, com início as 8h00, na Pista do Centro Esportivo Felix Guisard – CTI – de Taubaté.

A inscrição da escola poderá ser efetivada no momento das provas, respeitando categorias e naipes.

Categorias:

Dia 25/04/2013 – Quinta-feira – Mirim Masculino e Feminino – até 14 anos (nascidos – 1999), Provas – 100 metros,  Salto em distancia, Arremesso de Peso -Juvenil Masculino e Feminino – até 18 anos (nascidos – 1995)

Provas – 100 metros, 1000 metros, Salto em distancia, Arremesso Peso.

Dia 26/04/2013 – Sexta-feira – Pré-Mirim Masculino e Feminino – até 12 anos (nascidos – 2001), Provas – 75 metros, Salto em distancia, Arremesso Peso -Infantil Masculino e Feminino – até 16 anos (nascidos – 1997)

Provas – 100 metros, 600 metros, Salto distancia, Arremesso Peso.

Assinaram a circular as seguintes autoridades: Prof. Claudio Teixeira

Brazão (Secretário de Esportes e Lazer) e Profª. Drª. Edna Querido de Oliveira Chamom (Secretária de Educação).

A continuidade deste grande evento durante quatro décadas deve-se ao Prof. Wiliam Saad Abdulnur e sua esposa Edna, que já no tempo da realização da Operação Juventude pela A Gazeta Esportiva tiveram atuação destacada.

O progresso do esporte do Brasil depende do infatigável trabalho dos voluntários que trabalham no esporte de base.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.