panathletas!

(re)lembrando o acesso ao PI/Panathlon International clik http://www.panathlon.net/

(re)novo a pergunta basica do ’panathletismo’ : o que éé ’ludis iungit’ ? sim! sei o significado, mas, as Comunidades do CEV precisam saber mais... quem pode interagir?

ludis iungit!  Alberto Puga

Comentários

Por Luiz Carlos Silva Graça
em 13 de Abril de 2010 às 20:40.

O lema no Panathlon é ’Ludis Iungit’ que, em latim, quer dizer “Esporte” verdadeiro objetivo da Maratona
Atrás de competições e medalhas existe um grande filosofia. A maratona não visa apenas à competição esportiva onde os mais preparados fisicamente, os mais jovens e os mais fortes saem vencedores. A convivência, a troca de conhecimentos, o esforço de cada um e interação entre crianças, jovens, homens e mulheres é a verdadeira vitória dos participantes. A soma de atividades em conjunto é o maior objetivo e não apenas o primeiro colocado, que também tem seu mérito pelo seu trabalho, esforço e capacidade. “Ludis Jungit” (União das pessoas através do esporte

Luiz Carlos Graça

Campinas SP

Por Solange Viveiros
em 14 de Abril de 2010 às 09:58.

O amigo Luiz Carlos Graça definiu bem o termo "Ludis Iungit", que no seio panathlético quer dizer exatamente "O Esporte Une" ou "Unidos pelo esporte e em favor do esporte".

Abs,

Solange Viveiros

Por Luís Panizo
em 14 de Abril de 2010 às 10:14.

Em minha opinião, a tradução ao "pé da letra" é menos importante do que o sentimento envolvido. Lembrando o verdadeiro significado da frase Esporte Amador, de quem é amante apaixonado pelo esporte, o esporte pela prática desportiva e lazer, deixando de lado a competição destruidora, a politicagem mais destruidora ainda de quem busca o "puder" de "otoridade" máxima.

Aproveito para tentar alinhar estes sentimentos com minhas dúvidas no esporte... será que é verdadeiramente democracia um país onde os atletas não escolhem seus dirigentes (voto direto)? Será que precisamos mesmo de instituições com poder de polícia para vigiar e caçar profissionais que tentam massificar e divulgar atividades esportivas, sem terem cometido erros nesta prática?? Será que este "puder" não nos afasta do "Ludis Iungit"???

Opiniões e gostos são como impressões digitais, podem ser até parecidas, mas, nos detalhes, cada um tem a sua.

Abraços,
Luís Panizo
(11) 9246-9417
>>---------------->
http://www.netesportes.com/arco


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.