Amigos,

O Panathlon International mudou muito de quando pude conhecê-lo de perto, na condição de Conselheiro Central; hoje a designação é Conselheiro Internacional, mas não foi apenas uma mudança de nome, como pude comprovar no Conselho de Presidentes de Distrito (antigos governadores) realizado em setembro de 2008

O pensamento estratégico do PI vem sendo escrito há mais de 50 anos, só que peca na sua não-chegada à linha operacional, em função de, via de regra, nossos voluntários não terem possibilidade de dedicação "full time", ou pelo menos ampla, nem mesmo haver estrutura administrativa mínima em cada célula que compense aquela lacuna de participação, com a divisão das tarefas por todos os dirigentes e sócios, fazendo-os sentir-se úteis e produtivos.

Resulta que não são aproveitados os que dispõem de conhecimento e tempo para por à disposição da causa panathlética, já que o tocador do Panathlon (com raras e felizes exceções que não alcançam, no Brasil, os dedos de uma simples mão) quase sempre é um lider que trabalha, a maior parte do tempo, sozinho ou quase, o que perpetua o estado de incomunicabilidade com a ponta da linha, que segue desconhecendo participar efetivamente do panathletismo, apenas ouvindo dizer, nos convívios, se comparece, dos fatos e ações realizados, pilotados ou apoiados pelo seu Panathlon, quando acontecem.

Isso posto, perdemos o filão central da motivação para renovar energias com a entrada de novos sócios. Aí, entramos no círculo depressivo: temos que convidar novos quadros para energizar o Panathlon, mas não temos coragem de convidar porque quem entra apenas para jantar não consegue sentir-se útil, por isso vai embora. Onde estão os projetos de cada Club, envolvendo toda a comunidade panathlética e motivando os novos a se envolverem?

Neste momento, tomo a decisão de, nas próximas horas, enviar convite a todos os emails de Panathletas brasileiros que conheço, na certeza de que nem todos irão responder, como já aprendi nestes desafiadores 16 meses em que venho, com limitações que me obrigam a certas "extravagâncias" com os cuidados pessoais, tentando apenas chegar a todos os Panathletas, tendo como resposta, as mais das vezes, apenas o silêncio tumular, como se falasse para o nada!

Com isso, quero passar-lhes não apenas o desabafo de um suposto pessimista (que não sou, vade retro!) mas a realidade do desafio que vimos enfrentando para apenas fazer saber aos Panathletas (todos) que o Panathlon International já mudou e até (!!!) o Brasil se renova, melhor ainda: precisa e está nascendo de novo!

Graças às raras exceções de Clubs cujos integrantes estão atuando coletivamente, cumprindo plenamente as normas estatutárias e regulamentares, encontro estímulo ao dever moral de corresponder e, tanto quanto possível, não falhar.

Destas, tomo o exemplo do Panathlon Club Taubaté, que, agindo persistentemente ao longo de muitos meses (até mesmo desde a gestão do Amigo Mafia como Governador) faz realizar, neste sábado, 22, a assembléia geral de fundação do Panathlon Club Campos do Jordão, o benjamim desta nova fase que esperamos seja muito prestigiado no dia 12 de setembro, quando da solenidade de sua instalação efetiva.

Vocês serão testemunhas de quantos atenderão o nosso apelo! Quem sabe, esta comunidade acaba sendo o incentivo e o chamariz para que a nossa gente alongue o seu olhar para enxergar o panorama um pouco além do horizonte!

Saúdo e agradeço a todos os que tiverem lido até aqui!

Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho                                                                                                                        Presidente Distrito Brasil

E.T. Se eu não puder frequentar mais vezes este cenário, estejam certos de que minhas limitações me superaram, pois sou meio lerdo e semi-analfabeto virtual assumido ("modesto" este semi!) .

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.