13/8/2009 18:58
Laboratório de Atividades Físicas Adaptadas inicia inscrições

Da Redação
Agência Pará

Promover atividades físicas adaptadas à crianças e adolescentes com necessidades especiais ou limitações físicas. Esse é o objetivo do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Adaptada, do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que inscreve para novas turmas até o final de agosto ou enquanto durarem as vagas. Ao todo, são 45 vagas ofertadas gratuitamente para turmas de síndrome de Down, autismo, asma e paralisia cerebral.

Os programas de atividades físicas são desenvolvidos no Laboratório de Atividades Físicas Adaptadas (Lafad) e fazem parte de um projeto acadêmico-social que busca oferecer atividades físicas adaptadas para crianças com necessidades especiais ou com distúrbios da saúde. As turmas abertas vão atender crianças e adolescentes de 3 a 16 anos.
São ofertadas turmas nos turnos da manhã e da tarde.

Os horários das aulas para crianças e adolescentes com síndrome do autismo e crianças com paralisia cerebral são nos dias de segundas e quartas-feiras, em dois horários de 9h30 às 10h30 e de 16 às 17h, crianças com asma, dias de terças e quintas-feiras nos horários de 9h,00 as 10h:30 de 10h:35 as 11:40, e 15h,00 as 16h;30 e 16h:35 as 17:40, para crianças com síndrome de Down, são nos dias de terças e quintas-feiras, das 18:00 às 19:00h. Os documentos necessários para a inscrição são a Certidão de nascimento da criança; 2 fotos 3x4; e comprovante de residência.

O Lafad trabalha com uma proposta de atividades lúdicas, desenvolvidas com brincadeiras e atividades físicas especificas que respeitam a possibilidade de cada uma dessas crianças atendidas, alem de toda a estrutura do curso de Educação Física da Uepa, como piscinas e salas, e também conta com a parceria da Brinquedoteca da Uepa. Os alunos também realizam passeios pela cidade, em atividades fora do campus.

"As crianças com necessidades especiais quase não têm oportunidades de praticar atividades físicas que sejam apropriadas às suas possibilidades, e como raramente têm acesso a programas específicos, acabam desistindo e tornando-se sedentárias, ou recorrendo apenas a atendimentos médicos e de reabilitação", diz a professora Ms. Simone de La Rocque, coordenadora do Lafad e mestra em motricidade humana com ênfase na área da inclusão educacional.

O Lafad e seu núcleo de estudos conta com o apoio voluntário de professores dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Pedagogia e Terapia Ocupacional da Uepa, com alunos estagiários voluntários da Uepa e de outras faculdades do estado e bolsistas de iniciação científica e outros da Universidade.

Serviço

As inscrições para matrícula e rematrícula podem ser realizadas no campus III da Uepa, Curso de Educação Física, localizado na Avenida João Paulo II.

Ericka Pinto - Uepa

http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=49428

Comentários

Por Loyana Souza
em 2 de Outubro de 2009 às 21:53.

como faço para participar do grupo de profissionais que atua neste núcleo da UEPA?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.