psi - Para a Sua Informação - Laércio

JC e-mail 3941, de 01 de Fevereiro de 2010.    
1. Estados realizam conferências de ciência, tecnologia e inovação
   
Pará inaugura primeiro evento do gênero na próxima quinta-feira (4/2). Lançamento da conferência no Ceará será na sexta (5)

O sistema nacional de CT&I; inovação nas empresas; pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas para o Pará; e CT&I para o desenvolvimento social são os quatro eixos temáticos a serem debatidos na 1ª Conferência Estadual de CT&I, que acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

O evento visa definir as prioridades do Pará em relação à CT&I, relacionando o que foi produzido e o que se pretende produzir na área e levar as conclusões para a conferencia da região Norte, que acontecerá, também em Belém, nos dias 4 e 5 de março.

Ao final das discussões será produzido um relatório que retrate a realidade de CT&I no contexto dos eixos temáticos prioritários, a fim de subsidiar as ações de articulação com os demais entes da federação, em nível regional e nacional.

As sugestões serão encaminhadas e apresentadas durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, marcada para os dias 26 a 28 de maio, com objetivo de colaborar com a formulação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

A realização da 1ª CECTI é do Governo do Estado, por intermédio da Sedect (Sec. de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), em parceria com a Fapespa (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Pará) e Prodepa (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará).

Para participar, basta comparecer ao Hangar, onde as inscrições estarão sendo feitas, gratuitamente, durante os dois dias de debates. Para saber mais sobre a 1ª Conferencia Estadual de CT & I, acesse o site http://www.cecti.pa.gov.br/

Ceará

Com o tema "Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará", a II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior será lançada oficialmente no próximo dia 5 de fevereiro, às 10h, na Assembleia Legislativa.

Composta de quatro conferências regionais sediadas nos municípios de Tauá, Limoeiro do Norte, Sobral e de uma conferência estadual, a ser realizada em Fortaleza, o evento irá envolver todos os 184 municípios do rstado para propor diretrizes para uma Política Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Ceará.

Para o titular da Secretaria de C&T do Ceará, René Barreira, uma das principais missões do evento é reunir quem oferta e quem demanda.

"É muito importante que a conferência envolva fortemente a sociedade civil, que são os usuários disso tudo. Queremos estabelecer pontes, uma interface, de modo a promover a integração e articulação entre os subsistemas para consolidar o sistema de Ciência, Tecnologia e Educação como um todo. Não queremos aprofundar a cultura da separação mas fortalecer a cultura da integração", afirma.

A conferência irá reunir representantes da sociedade civil organizada; secretarias estaduais e outras instituições de governo que tenham interface; integrantes do Conselho de CT&I; academia; estudantes de ensino superior; ICT; empresários; Sistema S; parlamentares; prefeituras municipais; Secretarias Municipais de C&T e com interface; delegados da Conae; organizações do 3º Setor.

Cada conferência regional disponibilizará 150 vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição no site da Secitece a ser validada pela Comissão Executiva. Em cada uma das conferências regionais serão escolhidos 40 (quarenta) representantes para a conferência estadual, que reunirá 300 participantes (representantes das Regionais e dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza).

Mais informações e inscrições pelo fone (85) 3101-6466 e no site www.sct.ce.gov.br

(Com informações das assessorias de Comunicação da Fapespa e da Secitece)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.