Cevnautas, tem alguem aqui da comunidade trabalhando Educação Física na plataforma da UFPA?.

Plataforma Freire: pré-inscrições vão até dia 29

Objetivo é formar mais de 40 mil docentes em todo o Estado

Está aberta, até o dia 29 de maio, a pré-inscrição para participar do Plano Nacional de Formação Docente (Parfor), cujo objetivo é formar mais de 40 mil docentes em todo o Estado. A pré-inscrição na Plataforma Freire é necessária para a escolha do curso que o professor almeja estudar. Depois da pré-inscrição, há a validação/homologação da inscrição pelas secretarias municipais. A última etapa é o processo de composição de turmas pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).

O Plano oferece licenciaturas a professores da rede pública estadual e municipal de ensino, gratuitamente. Para participar do Parfor, os professores devem estar em exercício da docência e dentro dos critérios para seleção. Terão prioridade os professores que solicitarem o curso na área em que estão atuando. Não haverá vestibular.

Para ministrar as aulas a esses “professores-alunos”, as instituições participantes convidam os professores universitários para irem até os municípios executar o projeto pedagógico criado para cada curso. Os cursos, em sua maioria, têm a duração de quatro anos e acontecem no período em que os professores se encontram em recesso de suas atividades na escola (janeiro, julho). Ao final da graduação, os alunos receberão diploma de curso superior.

Sobre o Parfor - O Plano é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), das Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. “O Parfor tem o objetivo de formar professores que não têm formação adequada, seja porque ministram aulas de disciplina diferente da sua formação, seja porque não têm o diploma de graduação)”, explica Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor na UFPA.

A UFPA oferece 18 cursos no Parfor: Arte/Teatro; Arte/Dança; Artes Visuais; Arte/Música; Ciências Naturais; Biologia; Educação Física; Espanhol; Física; Filosofia; Geografia; História; Inglês; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Química e Sociologia. Em 2010, o Parfor/UFPA atuará em 34 municípios, com 114 turmas.  A meta para a UFPA é beneficiar em torno de 25 mil professores, no Estado, com a formação superior, nos próximos 10 anos.

Acompanhe o cronograma para o Parfor:

29 de maio - Encerramento das pré-inscrições;

1ºde junho - Abertura de validação pelas secretarias de educação;

17 de julho - Encerramento da validação;

19 de julho - Início dos processos seletivos pelas Instituições de Ensino Superior.

Mais informações: www.ufpa.br/parfor

(Ascom Ufpa)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.