Professora de Educação Física da UEPB obtém oito medalhas em Campeonato de Atletismo Master

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) descobriu recentemente mais uma atleta em seu Departamento de Educação Física. A professora de Atletismo e Treinamento, Irenilta Pereira dos Santos Nunes, treina há décadas e hoje, não só ainda compete, como conseguiu oito medalhas no Campeonato Brasileiro de Atletismo Master 2010, ocorrido nos últimos dias 11 e 12 de setembro, na cidade de Maringá – PR.

Irenilta é docente na Instituição há 28 anos e no Campeonato Master, onde alcançou seis medalhas de ouro e duas de bronze, disputou em oito provas. Ao descrever tais feitos, a disposição da professora e atleta impressiona. Irenilta competiu nas provas de corrida 100m, 200m, 80m sobre barreira, salto em distância, salto triplo, salto em altura, arremesso de peso e lançamento de disco. Ela participa de competições desde adolescente e sua primeira treinadora foi Sidilene Gonzaga de Melo, que atualmente também é professora de Educação Física da UEPB.

O Campeonato Brasileiro de Atletismo Master inclui todas as provas da modalidade, sendo voltado para atletas a partir de 30 anos. De acordo com a professora “a experiência foi muito boa. Encontrei pessoas com até 95 anos competindo com grande disposição. Isso é muito bonito, coisas que não vemos em muitos jovens”, relatou. Irenilta disse ainda que esta foi a segunda vez que participou desse tipo de campeonato. “Não havia me relacionado ainda com pessoas nessa faixa etária. A dedicação encontrada principalmente naqueles acima de 60 anos é incrível. A maioria dos participantes são ex-atletas, mas percebemos também que boa parte dos integrantes com mais de 80 anos não eram desportistas. Começaram a treinar depois que se aposentaram para ter uma saúde melhor”, afirmou.

Como treinadora de si mesma, as próximas missões de Irenilta serão participar dos campeonatos de atletismo master Sul-americano e Mundial. Nesse sentido, ela pratica atividades diariamente, utilizando-se também do espaço da academia do Departamento de Educação Física para seus treinos.

A professora/atleta já está inscrita no Campeonato Sul-americano, que acontecerá no Chile. “A única dificuldade do master é que tudo é bancado pela pessoa. Não existe nenhum órgão que financie ou patrocínio oficial. Patrocínio é difícil até para quem não é master, imagine para quem é”, disse Irenilta.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.