Cevnautas,
Cadê aqueles argumentos irresistíveis sobre a importância da Educação Física? Vamos mostrar as pesquisas que, desde a década de 1960, têm mostrado o melhor desempenho dos estudantes em outras disciplinas com a Educação Física, embora seja um objetivo colateral das unidades de aprendizagem da EF? Laercio
CREF9/PR participa de audiência pública sobre retomada das aulas de Educação Física nas escolas do Paraná
[18-04-2013]
O Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR) participou na quarta-feira (17), da primeira audiência pública sobre a adequação da grade curricular e a retomada das aulas de Educação Física nas escolas do Paraná. A audiência que foi realizada na sala de reunião das comissões na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), teve como objetivo manifestar o descontentamento da classe dos profissionais de Educação Física em relação à redução das suas nas escolas do Estado, para aumentar a carga horária para as disciplinas de português e matemática.
Para discutir o assunto, a Comissão de Educação da ALEP reuniu representantes de diversos órgãos ligados ao assunto proposto. Estiveram presentes o presidente do CREF9/PR, Antônio Eduardo Branco, o secretário do esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, os deputados estaduais: Adelino Ribeiro (também presidente da Comissão), Teruo Kato, Professor José Lemos e Leonaldo Paranhos, todos membros da Comissão. Ainda participaram a superintendente da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Eliane Vieira da Rocha, e a presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho. Inúmeros profissionais de Educação Física estiveram na plateia para acompanhar o debate e interagiram com perguntas e sugestões.
Segundo o presidente do CREF9/PR, com a redução de aulas de Educação Física nas escolas, a jornada dos professores de Educação Física caiu significativamente, obrigando muitos deles a mudarem, inclusive, de escola e de cidade. Além disso, muitos profissionais contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) perderam o emprego. “A maior preocupação da nossa classe é o prejuízo que esta medida gera aos alunos, que é a queda na qualidade de vida dos estudantes. Há um desencontro em relação aos objetivos do governo, pois reduz o tempo de atividade física no momento em que a Secretaria de Esportes investe no projeto Obesidade Zero. Isso é preocupante”, observa.
A iniciativa de reduzir a carga horária das aulas de Educação Física para aumentar o tempo dedicado às matérias de matemática e português tem como objetivo do governo aumentar a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na análise do presidente do CREF9/PR, “de nada adianta aumentar o tempo de aula das outras disciplinas sem o governo investir no treinamento dos professores”. Ainda segundo ele, “antes de fazer essa alteração, deveria ter sido realizado um estudo, utilizando uma escola como projeto piloto e discutido a proposta com os órgãos envolvidos, analisando também os efeitos na qualidade de vida dos estudantes”.
Para o presidente Antonio Eduardo Branco, o assunto deve ser amplamente discutido. “Pela primeira vez tivemos a oportunidade de expor as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Educação Física e o que a redução no número de aulas de Educação Física pode acarretar aos estudantes. Sem contar que é na escola que está o futuro do esporte brasileiro, e são nas aulas de Educação Física que começa o interesse por uma modalidade ou outra. A Educação Física é de extrema importância para a formação do indivíduo, além de proporcionar melhor desempenho escolar em outras disciplinas”.
Uma nova reunião será agendada para dar prosseguimento à discussão para propor a solução deste problema enfrentado pelos profissionais de Educação Física e a volta das aulas que foram reduzidas na grade curricular.
FONTE (com fotos e links): http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=37077&op=gente
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