Cevnautas do Paraná.
Essas atividades do contraturno são a mais, ou substituem a Educação Física? Laercio
Profissionais da Educação
21/12/2012
Educação física e artes serão valorizadas nas escolas
O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, disse nesta sexta-feira (21) que os professores de educação física da rede estadual devem ficar tranquilos com relação à implantação da matriz curricular de referência, que determina o número máximo de duas aulas de educação física para o ensino fundamental.
Arns explicou que a Secretaria trabalha com a perspectiva da educação em tempo integral, com aumento gradativo do número de estudantes fazendo atividades complementares no período de contraturno, onde o campo do esporte e lazer está entre os preferidos dos alunos e das escolas, assim como o campo das artes. “O esporte e lazer, assim como as artes, são privilegiados com quatro horas semanais no contraturno”, afirma Arns.
Além disso, por iniciativa do atual governo, foi criada a hora treinamento, que permite que cada escola possa formar suas equipes em diferentes modalidades esportivas, bem como grupos de dança, bandas, fanfarras e outras atividades.
“Se somar tudo, pode passar de oito horas semanais e a tendência é a valorização da educação física na matriz curricular e o esporte na formação do aluno”, explica o secretário. “Tudo isso vai fazer com que tenhamos uma necessidade extraordinária de profissionais, entre professores e monitores em todas as escolas”, afirma.
Ainda de acordo com o secretário, em 2012, atividades complementares em contraturno beneficiaram mais de 350 mil estudantes de 1.850 escolas e a perspectiva é aumentar esse número.
Comentários
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Luciano de Lacerda Gurski
em 24 de Dezembro de 2012 às 02:37.
Olá Laércio,
a Seed lançou uma matriz curricular única para o estado (antes cada escola pudia elaborar a sua, desde que respeitasse o número mínimo de 2 e máximo de 4 aulas por semana).
Com isso a Educação Física no ensino fundamental passou de 3 aulas na maioria das escolas para 2. Esses projetos anunciados são uma maneira de tentar acalmar os professores de EF e abafar a má repercussão dessa nova matriz. O que vemos é uma visão de Educação Fìsica completamente distorcida e retrógrada, que tem causado muita insatidfação por parte dos professores, com razão...
Abraço!
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Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Dezembro de 2012 às 08:03.
Certa feita entrei em contato com um dos gestores em educação da cidde de Curitiba. Ofereci-lhe um prjeto a ser discutido com seus auxiliarfes, certamente professores de educação física. Nada!
Mais adiante, o Bernardo implanou na mesma cidade, com o apoio da Rexona e do governo do estado. um centro de voleibol no ginásio do Tarumã, creio que em 1994-95. Quando de sua ida com a seleção feminina no projeto de mini voleibol que eu desenvolvia na Praia de Copacabana, encantou-se e mandou que seus auxiliares (Griner e Tabach) entrassem em contato para adquirir o material específico (e pedagógico), para acrescentar ao Rexona. E assim foi feito. Posteriormente, difundiu a metodologia por várias cidades (escolas) do estado do Paraná. Convidado por ele, realizei breve palestra no Tarumã e pude constatar que professores estagiários, inclusive das melhores escolas (com + 15 anos de profissão), manifestavam-se apombocados com o que estavam vendo. Parecia coisa do outro mundo! Achei aquilo incrível, pois desde1974 lutava com a CBV para sua implantação no Brasil.
Esta historinha parece refletir a conduta dos nossos gestores educacionais e políticos. Imaginam que nomes famosos na mídia podem gerar ensino ou educação, mas sabem que mais do que isto, podem lhes render dividendos políticos. Acreditar que uma boa formação universitária de professores pode acarretar melhor ensino - Meritocracia - e a excelência na educação possa ser alcançada com os mesmos professores, desde que lhes seja dada uma formação continuada de boa qualidade e que compense as informações curriculares jurássicas a que foram submetidos em tempos acadêmicos. Como na França, gestores públicos deveriam também eles realizar cursos específicos de administração pública para administrarem o dinheiro público e as ações educacionais com excelência.
Vejam todos o que se contém em http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie. Se preferirem recorram a www.procrie.com.br/procrienoprezi/. Trata-se de um Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol que, indubitavelmente, é aplicável a qualquer atividade desportiva.
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