Curitiba, 19 de junho de 2011
Olá tudo bem, to aqui pra divulgar o Blog que atualiza a situação da Educação Física no Brasil, ações judiciais e principalmente as vitórias que teremos contra o sistema Confef/cref´s que tentou dividir a educação física.


vou mandar o link do blog: http://educacaofisicalivre.blogspot.com/


E aqui vai o link do abaixo assinado para a Presidente Dilma pedindo a homologação dos pareceres cne/ces 400/2005 e 82/2011 que acaba de vez com a interferência do confef na área de atuação dos professores de educação física.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=edfi2011


Professores divulguem para todos os colegas para ficarem atentos às ações contra o Confef/cref´s no Brasil
Grande abraço


Renato Maziero
8865-0277

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 19 de Junho de 2011 às 17:29.

Renato,

    Paralela à luta contra a ingerência do CONFEF na Educação Física Escolar vocês estão participando da APEF-PR,  já que as Associações Profissionais são o contraponto natural do conselhos? Ou o movimento vive só em função do CONFEF? Laércio

Por Renato Maziero
em 19 de Junho de 2011 às 17:44.

Boa tarde, Professor

Estamos começando a conhecer todos os movimentos, pretendo participar também das APEF-PR e de todos os movimentos de apoio e crescimento e aperfeiçoamento, fortalecimento e respeito à Educação Física e aos profissionais de Educação Física.

Por Laercio Elias Pereira
em 19 de Junho de 2011 às 19:56.

BOA! Renato,

Nesses muitos anos de militância tenho encontrado colegas fugidios. Se falamos de sociedade científica, dizem que já estão no sindicato, se falamos em APEF escorregam para os conselhos. Costumam estar em uma ou nenhuma. Uma profissão de nível superior (tal qual médicos, engenheiros, administradores...) têm quatro instâncias de associação: Associação Profissional, Associação Científica, Sindicato e Conselho. Todos com espaços de atuação claros e se tocando, às vezes juntos e muitas outras em litígio, pelas bordas.

Fora dessas quatro instâncias viramos uma profissão técnica de segundo grau, sem ofender essas dignas profissões e respeitando a sugestão - de que EF poderia ser uma profissão de segundo grau - do cientista Isais Raw numa Veja de antigamente. Gelo com essa sugestão, que mais parece uma maldição quando lembro que muitos "formados" em Educação Física passam pelos cursos ditos superiores sem terem lido um só livro, ou sem terem conhecimento das revistas científicas da área. Quem tiver duvida e for estudante basta olhar em volta. Quem for formado basta lembrar da sua turma.

   Laercio

Por Renato Maziero
em 19 de Junho de 2011 às 21:33.

É verdade, Prof. Laércio muitos dos nossos colegas não assumem o devido papel dentro do contexto profissional, me formei em 2008 e sou novo na profissão, mas já li 400 artigos e tenho 30 livros que li e estudo e publiquei 3 artigos, sei que é pouco ainda, porém já iniciei o meu caminho. Conheço bem a Lei 9394/96 e 9696/98 e grande parte da constituição federal e já li todos os pareceres e resoluções do CNE desde 1996 até hoje. Durante o meu curso de educação física ouvi muitos colegas dizendo que estavam ali só pelo diploma e pior ouvi também " para que estou estudando fisiologia" se eu vou dar aulas na escola.

Eu vejo a ciência como ponto fundamental para o avanço da educação, esporte e tudo que envolve a nossa profissão, porém vejo poucas pessoas preocupadas com a continuidade dos estudos, em associar e buscar novas perspectivas dentro da área, aqui em Curitiba é tudo muito velado e é difícil participar de algum grupo de estudo, eu consegui depois de 2 anos me inserir em um grupo de pesquisa na UFPR, comandado pelo Prof. Dr. Wagner de Campos. Agora ler livros, artigos é coisa que nunca vi ninguém dos meus colegas de faculdade fazendo, apenas pedaços de livros para fazer algum trabalho. Não sei onde chegaremos, mas eu vou tentar fazer a minha parte, lutando, aprendendo e quem sabe ensinando.

Renato Maziero

Por Roberto Affonso Pimentel
em 20 de Junho de 2011 às 15:37.

Professores Renato e Laércio,

Acabam de tocar num tema ao qual sutilmente venho me dedicando. No blogue www.procrie.com.br foram até agora 333 postagens quem foram consumidas por elevado número de internautas. Imagino que a maioria professores de Educação Física. Nas páginas, procuro dosar teoria com prática e, em linguagem fácil, atrair e formar leitores ávidos por novas experiências. Em suma, despertar o hábito da leitura.

Vejo que em solo paranaense, especialmente em Curitiba (2.293 visitantes/ano), Maringá (424). Apucarana( 391) e Ponta Grossa (135)  encontrei muitos adeptos, leitores que consomem perto de 2 páginas em cada visita. A capital do estado é o terceiro polo no Brasil em termos de visitas ao Procrie.

Fico contente em estar contribuindo também dessa forma, uma vez que os professores e treinadores brasileiros não se esmeram em saber o por quê das coisas, mas copiar o que lhes dizem. Tomara que a coisa mude e, como bem disse, "estou fazendo a minha parte".

Aliás, peço que vejam e comentem o que se contém em http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/ e perceberão minhas intenções nas discussões Educação Física vs. Esporte.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.