psi -  da Gazeta do Povo. Laércio

Bola por cima da rede

Moda entre os cariocas desde os anos 60, o futvôlei ganha força agora nas areias paranaenses. Conheça os praticantes deste esporte, algumas de suas histórias e prepare-se, pois você pode ser o próximo a ingressar nesta turma
02/01/2010 | 00:06 | Fernando Rudnick, especial para a Gazeta do Povo

A praia ainda está vazia quando o engenheiro civil Guido Campelo, 58 anos, e o filho dele, o designer gráfico Guilherme Campelo, 26, descem do apartamento em Caiobá, onde sempre passam a temporada, e chegam à areia munidos de rede, bola de couro especial e cordas. Por lá, os amigos ajudam a instalar a quadra e, em poucos minutos, está tudo pronto para mais uma rodada de jogadas cinematográficas e muita diversão. Afinal, é dia de futevôlei.

“É difícil de explicar, mas o futevôlei é um esporte que simplesmente pega. A gente reúne os amigos, a família, e fica o dia inteiro jogando”, conta Guido, um dos precursores do esporte no Litoral. Há 14 temporadas, ele organiza partidas em frente ao seu apartamento, na Praia Mansa de Caiobá. Descobriu o esporte por acaso, ao passear pelo Rio de Janeiro. Hoje, participa de campeonatos e joga regularmente em clubes da capital.

Fique por dentro

Conheça as regras básicas do futvôlei para poder torcer e começar a praticar

- Cada time é composto por dois jogadores. O objetivo é lançar a bola por cima da rede para que ela caia no campo adversário.

- A disputa pode ter até três sets, porém, o mais comum é o jogo com set único e pontos diretos até 18. O tempo médio de uma partida é de 20 minutos.

- A bola pode ser golpeada com qualquer parte do corpo, exceto mãos, braços e antebraços. Pés, cabeça, peito e ombro são as mais utilizadas.

- Cada time pode golpear a bola até três vezes antes mandá-la para o campo adversário. O mesmo jogador não pode bater na bola duas vezes seguidas.

- O saque é feito com o pé. A bola fica parada em um montinho de areia fora do campo.

- A quadra é de areia e mede 18 m de comprimento por 9 m de largura. A rede tem 2,20 m de altura. É semelhante à de vôlei.

- A bola é especial, feita em couro sintético. A mais usada é importada do Japão e custa cerca de R$ 150.

Fonte: Confederação Brasileira de Futvôlei (CBFv)


Corpo forte

Prática ajuda a desenvolver a resistência, a flexibilidade e a força muscular

Ex- fisiologista do Fluminense, o professor de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, Sérgio Gregório da Silva, teve contato direto com o futvôlei quando trabalhou no clube carioca, em 2007.

Desde então ele considera a modalidade espetacular, do ponto de vista motor. Exige grande movimentação e melhora aspectos como a resistência, a flexibilidade, a potência e a força muscular, além apresentar pouco impacto, por ser jogado na areia.”

Na opinião do professor, o esporte é indicado para todas as pessoas que tenham o mínimo de habilidade com a bola. No entanto, como em qualquer atividade esportiva, é preciso fazer uma avaliação médica antes de começar a prática – quem apresenta fatores de risco, como doenças cardíacas e lesões musculares ou articulares, precisa do aval de um médico. “Sempre digo que fazer exercício é melhor do que não fazer. Claro, com moderação e respeitando os próprios limites. Escutar o corpo é essencial.” (FR)

Em 15 anos, viu a galera do futevôlei crescer e se transformar em uma família. “A gente vem para a praia, faz amizades. Juntamos gente de todas as idades, desde garotos até sessentões”, diz Campelo. “Acabamos virando amigos. E o mais legal é que sempre chega mais um”, completa o representante comercial e ex-ponta-direita do Coritiba, Vinícius Cancian, o Vina, 44 anos, e que há dez faz parte da turma.

O alto astral impera entre os “futevoleiros”. Piadas e provocações acontecem a todo instante. “Quero ver todo mundo comer areia”, bradavam os jogadores enquanto posavam para a foto. Mas o ápice da festa foi quando o empresário Antônio Vieira Moura, 50 anos, acertou uma bicicleta para a foto. “Sou jogador que não sente pressão, gosto de final de campeonato”, brincava. “É essa palhaçada o jogo inteiro. E isso que vocês ainda não viram a sessão de apostas de sucos e mates”, conta Guilherme Campelo.

Para os iniciantes, prática e paciência são os melhores conselhos, garante o empresário curitibano Caíque Morais, 23 anos. Ele conta que penou para pegar o jeito do jogo, mas que hoje não larga mais o esporte. “Quando eu tinha 15 anos, chegava cedo para ajudar a montar a rede e poder jogar. Demorou até aprender. Eu, que queria ser jogador de futebol, agora não troco o futevôlei por nada.”

O estudante André Campelo, 14, sobrinho de Guido, já segue o caminho dos mais velhos. Desde que foi convidado para jogar, não parou mais. “Daqui alguns anos quero estar no nível deles”, garante.

Boleiros

A rede instalada na Praia Mansa também recebe visitantes ilustres. Os ex-atleticanos Klé­­berson, pentacampeão mundial na Copa de 2002, e Marcão já deram as caras por ali, assim como o lateral-esquerdo da Se­­le­­ção, Michel Bastos. Os meias Reginaldo Vital e Adriano Gabiru foram outros que também se arriscaram nas areias. No entanto, apesar de bem-vinda, a boleirada não tem moleza. “É diferente jogar com eles, porque acabamos ficando amigos de pessoas que só estamos acostumados a ver dentro de campo. Só que aqui, nós jogamos mais do que eles”, diz o estudante Bruno Manhães, 23, três vezes campeão Sul-Brasileiro de futevôlei.

Manhães é um dos poucos no país a fazer com perfeição a jogada denominada de tubarão, na qual salta, passa com o pé por cima da rede e bate na bola com força para o campo adversário. “Tem muita gente que pensa que é fácil jogar futevôlei, inclusive os profissionais. Mas é preciso treino e muita repetição para acertar uma bola dessas.”

* * * * * * * *
Serviço

A Paraná Esporte promove um Festival de futevôlei nos próximos dias 23 e 24 de janeiro. Qualquer pessoa pode se inscrever nos postos de atendimento do Viva o Verão até um dia antes da competição.

Em Guaratuba, nos dias 30 e 31 de janeiro, acontece o torneio Sul-Brasileiro. Apenas atletas federados podem participar. Para o público, a entrada é livre.

Há redes fixas de futevôlei em Guaratuba, na Praia Central, e na Praia Brava de Caiobá. Normalmente, é só chegar e aguardar a vez parar jogar. O meio da manhã e o fim da tarde são os horários preferidos dos futevoleiros.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.