psi - Laercio

Professor de Educação Física morre após bateria de testes para a Guarda Municipal

redacao@odiariomaringa.com.br 

O professor de Educação Física Ricardo Brasil Cândido, 32 anos, teve duas paradas cardíacas durante o teste de resistência física do concurso para a Guarda Municipal, realizado nas dependências da Universidade Estadual de Londrina. O Samu foi acionado e levou o candidato, por volta do meio dia de domingo (10), à Santa Casa, onde morreu na madrugada desta segunda-feira.

Segundo apurou o portal Bonde, junto ao corpo médico, a morte de Cândido foi causada por insuficiência hepática, que teria sido causado por fadiga muscular e pelas paradas cardíacas. O secretário de Defesal Social, Benjamin Zanlorenci Jr., pouco falou sobre o caso.  "A responsabilidade sobre isso é do Iprocade", afirmou, referindo-se ao instituto contratado para realizar o concurso.

O presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Promoção, Capacitação e Desenvolvimento (Iprocade), Rafael Telles, disse o portal Bonde que Cândido completou a prova de resistência – de 2 km em no máximo 12 minutos –, sofrendo em seguinda a parada cardíaca. Telles acrescentou que o professor não era uma pessoa sedentária e que, antes dos testes, apresentou atestado médico aprovando sua participação, conforme exigido em edital.

O corpo do rapaz foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), que emitirá laudo sobre a causa da morte.

http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/233803

Comentários

Por András Vörös
em 13 de Janeiro de 2010 às 09:37.

Caros Colegas;

lamento pela morte do Ricardo Brasil.

Entretanto é necessário lançar alguns questionamentos sobre o atestado médico.

Como trabalho com condicionamento físico há mais de 16 anos em uma academia, há a exigência de um atestado médico para a inscrição. Todos os candidatos apresentam, mas se foi feito de fato um exame, é outra coisa.  Lamentavelmente , muitos profissionais de medicina, em nome do vil metal, emitem atestados.

Já passei por apuros com pessoas ditas "aptas", mas apresentando problemas de limitação e correndo riscos.

Outro detalhe a se observar no texto dos atestados é : "apto no presente momento"

ou seja , saiu do consultório, não há mais responsabilidade.

Na literatura médica e jornalística temos descrição de mortes dos clientes saindo do consultório cardiológico, e após realizarem um eletrocardiograma normal, morrerem de infarto poucas quadras depois na rua.

Fica o alerta de que o mais importante é o treinamento de médio e longo prazo antes de provas, e principalmente conhecer seu próprio organismo.

Como segurança do aplicador do teste, embora isto tenha custo, é a própria comissão de cincurso realizar a bateria de testes mádicos previamente. Repito: mesmo assim poderão ocorrer acidentes fatais.

Vou esperar as providências do CREF/PR !!!!!!!!  afinal minha anuidade já está paga.......

Prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

abraços


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.