Esta expressão surgiu como brincadeira num encontro de professores de Educação Física Escolar. Era mês de julho, últimas semanas de aula na escola e por ocasião ano de Copa do Mundo. Faziamos um Curso de Especialização em E.F. Escolar e discutiamos incessantemente o "refletir das práticas escolares". Num momento descontraído alguém perguntou. Quem nunca usou a Pedagogia do Rachão? É só soltar a bola e por a molecada pra correr, e se alguém perguntar vc responde que tá exercitando a autonomia. Alguns acharam absurda idéia, outros riram e disseram, - " final de semestre, em ano de Copa", não tem como escapar.

Adiante dos engodos enfretados pelo ensino esportivo na escola, fica a sensação do abatimento diante do poder que o futebol tomou no esporte escolar. Parece atualmente que falar em esporte na Escola é falar do futebol para os meninos e Volei para as meninas. Neste cenário não é raro encontrar colegas que se renderam ao conformismo das práticas monoculturais, digo ainda que, esta postura parece ser hegemônica nos Ciclos II e Ensino Médio.

Gostaria de "ouvi-los" sobre experiências que possam indicar novas possibilidades para superar este paradigma da E.F Escolar.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.