Cevnautas, vamos acompanhar, avaliar e sugerir? As cidades do interior também estão nesse pique? Laercio

Recife - População do Recife recebe mais um presente das mãos Prefeito João da Costa

População foi beneficiada com a entrega da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio O prefeito do Recife, João da Costa, entregou, na manhã desta sexta-feira (19), mais um grande presente para a Cidade: a Academia da Cidade do Parque 13 de Maio. O evento contou com a presença de autoridades do executivo municipal, governo do Estado e das diretorias e gerências da pasta municipal de saúde. Também estiveram presentes o deputado federal Fernando Ferro e os vereadores Josenildo Sinésio, Aerto Luna e Jurandir Liberal. O novo pólo é o primeiro construído com a parceria do Governo do Estado  Agora, o programa conta com 22 unidades distribuídas em toda Cidade.

Para João da Costa, a entrega de um espaço para a promoção da saúde e da cidadania é motivo de orgulho para os recifenses. “Ações como esta só tendem a melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população. Aqui, os usuários encontram um local para melhorarem suas vidas em vários aspectos como a relação interpessoal, familiar, além da própria saúde. Iniciativas como esta servem para termos a dimensão da importância de um programa como o Academia da Cidade”, explicou o prefeito.

Segundo o gestor, o projeto nasceu na época do então secretário de saúde do Recife, Humberto Costa (2001), que na ocasião iria instalar apenas dez pólos. “A partir daí, com a nossa credibilidade, foi crescendo e atualmente estamos com 22 pólos e mais 19 para entregar à população até o primeiro trimestre de 2012. Então nossa proposta de governo vem se consolidando e mostrando aos recifenses que estamos conseguindo cumprir nossas metas e ainda temos muito mais a fazer pelo nosso povo”, disse.

Uma das metas do programa Academia da Cidade, além da promoção da saúde por meio da atividade física, é estar atrelado ao modelo municipal de saúde Recife em Defesa da Vida. De acordo com o secretário Gustavo Couto, cada pólo entregue à população consegue atingir essa proposta. Para o prefeito ter direito à saúde é ter também direito à cidadania e isso contempla o atual modelo de atenção. “Por isso estamos requalificando nossas unidades de saúde e com a instalação de uma unidade do Academia, acabamos requalificando os espaços públicos onde elas estão instaladas. Quero agradecer a parceria com o Governo do Estado em estar junto conosco promovendo ações como essas que não param por aqui, falou João da Costa, durante a entrega da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio.

Na ocasião, Ana Suassuna, secretária de Articulação Institucional e Captação de Recursos de Pernambuco, representando o governador Eduardo Campos, explicitou o sentimento de satisfação com a parceria: “O que conseguimos enxergar aqui é o fruto de um projeto de sucesso e que todos querem investir. No Academia da Cidade  o maior beneficiado é a população que vai poder usufruir de toda esta maravilha. Pernambuco se sente honrado em poder ajudar a Prefeitura nessa iniciativa e ganha mais força ainda para ampliar a idéia para outras localidades”, comentou.

O núcleo do programa ocupa uma área de 340 metros quadrados da maior área verde da Cidade, onde serão oferecidas aulas de ginástica, dança e práticas desportivas, entre outras atividades. O espaço conta ainda com quiosque para suporte aos profissionais e acondicionamento de material; rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais; pranchas para abdominais; pisos táteis, ideais para deficientes visuais; barras de alongamento; e pista de corrida com 980 metros de extensão. Para receber o polo, o parque, verdadeiro patrimônio recifense, ganhou melhoria na iluminação e o plantio de 500 metros quadrados de grama. O custo total da obra é de R$ 388,2 mil.

Ebrivaldo Cavalcanti, coordenador geral do programa, chama atenção para a importância da localidade onde ele está instalado. “Esse pólo é central, o que irá atender à demanda de pessoas que moram próximas a ele, as que transitam por ele para ir ao trabalho ou escola e os que apenas passam por aqui esporadicamente. Além disso, esta unidade oferece atividades direcionadas para outros públicos como os guardas municipais e futuramente para os profissionais do Samu”. Ainda segundo o coordenador, a nova unidade inaugura outras estruturas, como duas salas mais amplas para a realização de grupos de convivência com palestras e outras atividades. O polo funcionará com quatro profissionais de Educação Física, nos horários das 5h30 às 11h e das 14h às 20h.

As intervenções estão entre as principais demandas votadas dentro dos ciclos do OP. Desde fevereiro, o prefeito João da Costa já assinou a ordem de serviço para a construção dos núcleos no Centro Social Urbano Afrânio Godoy (Alto Santa Terezinha) e Parque Santana (Santana). Também foi iniciada a instalação das unidades que funcionarão nas praças do Chié (Campo Grande), ABC (Mustardinha), Rádio Jovem CAP (Cajueiro), Vila Um por Todos (Vasco da Gama), Burity (Macaxeira), Roda de Fogo (Torrões), Pinto Damásio (Várzea), Lavadeiras (Areias), Heróis da Restauração (Areias), Simão Borba (Estância), Cafesópolis (Imbiribeira), Jordão Baixo (Jordão), UR-05 (Ibura) e Vila dos Milagres (Ibura).

FONTE: http://bit.ly/pjUB2s

Comentários

Por Aldemir José Ferreira Teles
em 11 de Setembro de 2011 às 21:32.

Caro Laércio. Depois de oito meses ausente do CEV, por causa dos compromissos na Secretaria dos Esportes, estou fazendo um esforço para retomar a minha participação, aqui no CEV, nas redes sociais e nos vários espaços de discussão dos temas do esporte e EF. Felizmente, temos conquistado alguns avanços importantes para o esporte estadual. Vamos dar publicidade em breve dessas conquistas.  Apesar da demora em responder a tua indagação, tenho a stisfação de dizer que nos últimos quatro anos o governo de Pernambuco implantou 97 Academias das Cidades nos vários municípios do estado. A meta é universalizar nos próximos quatro anos. É um progrma ousado e, provavelmente, sem similar no Brasil. O desafio é além da construção das Academias, a efetivação e qualificação de programas para atender as comunidades. Atualmente, cerca de 50 Academias já desenvolvem atividades (isto nos municípios, não inclui Recife, onde o programa é desenvolvido pela Prefeitura local). A Secretaria dos Esportes, estadual, está trabalhando para auxiliar os municípios a instalarem o Programa, propondo um modelo de implantação e execução.

Abraço,

Aldemir Teles Dema


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.