Pernambuco lança campanha contra o uso ilegal de anabolizantes
Diário de Pernambuco Publicação: 26/05/2010 17:36
Impotência, problemas na próstata, calvíce. Estes são os efeitos mais comuns do uso de anabolizantes por homens. Em mulheres, os esteróides causam dminuição dos seios, crescimento dos pelos faciais e ausência de ciclo menstrual. Além disso, os usuários podem sofrer ciúme doentio, alucinações, distração, confusão mental e depressão. Estas e outras questões estão sendo tratadas na tarde desta quarta-feira no seminário Comércio e Uso Irregular dos Anabolizantes, promovido na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE).

A programação do evento que inclui apresentação teatral, palestras e debates foi organizada pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), que aproveitou o encontro para lançar o Programa de Combate ao Comércio e Uso Irregular dos Anabolizantes em Pernambuco. “Vamos fazer outros seminários e percorrer as faculdades do estado, alertando principalmente os estudantes de educação física, que chegarão ao mercado do trabalho com a consciência necessária para coibir o uso destes esteróides. O uso dos anabolizantes se tornou um caso de saúde pública e pode levar até a morte”, explicou Jaime de Brito, coordenador da Apevisa.

Além de Jaime, estão presentes no seminário Azenildo Moura Santos representante do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco e Alagoas e Paulo Roberto de Souza Brandão, Juiz de Direito da Vara de Crimes contra a Criança e Adolescente e da Vara Regional da Criança e Juventude. Eles irão discutir a ética do profissional de educação física e o principio da legalidade nas ações de combate ao comércio ilegal de anabolizantes.

Bruno Senna, professor de educação fisíca e ex-aluno da UPE, se entusiasmou com a iniciativa: “Já vi muito amigo meu doente por causa dos hormônios e sei que ter um corpo “bombado” artificialmente não é saúde”, comentou. Para ele, além das palestras, só o aumento da fiscalização nas academias de ginástica podem coibir o uso dos produtos ilegais. E é esta ação o carro chefe do plano da Apevisa. “Planejamnos identificar os estabelecimentos onde estejam sendo comercializados anabolizantes de forma irregular; fiscalizar os pontos de venda e adotar as medidas legais contra envolvidos no comércio irregular desses produtos”, ressaltou Brito.

Outro ponto da estratégia da Apevisa é o esclarecimento da população, principalmente dos jovens, sobre os efeitos danosos do uso de anabolizantes. Para isso, foi elaborada a campanha O Horripilante Circo dos Anabolizantes com cartazes e panfletos que serão distribuídos em pontos estratégicos do estado a partir desta quinta-feira. Hoje, evento -cuja entrada é aberta ao público- deverá ser concluído por volta das 18h30.

Esteróides - Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem um aumento da massa muscular e o desenvolvimento de características masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos.

Geralmente, os anabolizantes, ou "bombas", como também são chamados, são tomados oralmente em cápsulas/tabletes, ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as prescritas para tratamento médico. Segundo estimativa do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), o consumidor preferencial no Brasil está entre os 18 e 34 anos de idade e, em geral, é do sexo masculino.

http://ligcev.com/efpe2752010

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.