Cevnautas,
 
Estão abertas as inscrições para a Reunião Regional da SBPC em Pernambuco, que acontece de 23 a 26 de novembro nas cidades do Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão, nas dependências da Universidade Federal de Pernambuco e de outras instituições parceiras

Promovido pela SBPC, o evento tem o objetivo de disponibilizar conhecimentos que possam ajudar a promover o desenvolvimento da região, por meio de conferências, mesas-redondas, minicursos e difusão de pesquisas científicas.

"O foco desta reunião será a capacitação de professores da rede pública de ensino básico, embora o evento também seja de interesse de docentes e estudantes universitários, pesquisadores e gestores das áreas de ciência, tecnologia e educação", afirma um dos diretores da SBPC, José Antonio Aleixo da Silva, que é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e participa da organização do evento.

"Nós acreditamos que o ensino de qualidade é fundamental para o desenvolvimento do país; por isso, estruturamos a programação para que os temas das conferências e mesas-redondas possibilitassem uma discussão aprofundada sobre os gargalos e desafios relacionados à educação", acrescenta.

Debates

Seguindo o tema central do evento: "Educação como direito de todos", estarão na pauta das discussões temas como políticas públicas para a formação de professores, articulação entre ensino superior educação básica, educação no campo, pesquisa em educação, cultura do analfabetismo, neurociências e educação, educação inclusiva, educação à distância, entre outros.

Já os minicursos, voltados principalmente para a formação complementar dos professores, terão uma grade de temas bem diversa: planejamento de aula de língua estrangeira, português escrito para surdos, estatística na sala de aula, estratégias de educação ambiental; práticas inclusivas no cotidiano escolar, prevenção e controle de doenças transmissíveis, mitos e tabus acerca da sexualidade humana etc.

Atividades

De acordo com o coordenador local do evento, o secretário regional da SBPC Francisco Luiz dos Santos, também docente da UFRPE, estão previstas mais de 60 conferências e mesas-redondas, além de cerca de 160 minicursos.

"Essas atividades serão realizadas nas três cidades - Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão - de forma concomitante", explica. Objetivo é atingir o maior número possível de professores e para tanto estão sendo feitos contatos com as secretarias estadual e municipais de Educação de forma que os professores sejam liberados e possam participar das atividades.

Em Recife haverá ainda uma programação voltada para estudantes do ensino básico, a SBPC Mirim. "Além de oficinas, palestras, exposições e apresentação de trabalhos de ciência, os estudantes terão a oportunidade de fazer um passeio monitorado pelo ’cinturão tecnológico e cultural’ da UFPE, visitando instituições e museus de ciência, tecnologia e cultura em mais de 16 pontos, dentro e fora da UFPE", conta.

Ele acrescenta que nesse campus também será realizado o Congresso de Iniciação Científica (Conic) da UFPE e a "Expomunicípios" - mostra representativa da cultura pernambucana com cerca de 30 estandes de prefeituras.

Inscrições

A Reunião Regional da SBPC em Pernambuco é aberta ao público, que pode assistir às conferências e mesas-redondas sem inscrição prévia.

Já aqueles que desejam participar de um minicurso e receber a programação impressa com o material de credenciamento que permite participar de algumas atividades especiais, a exemplo do passeio pelo cinturão científico, tecnológico e cultural, precisam fazer a inscrição, no valor de R$ 10. Caso deseje se tornar sócio da SBPC o valor da inscrição passa a ser R$ 20.

As prefeituras interessadas em participar do evento, seja estimulando seus docentes a participaram de minicursos, levando estudantes para a SBPC Mirim ou marcando presença na Expomunicípios, podem obter mais informações pelos tel (81) 2126-8435 ou 2126-8436 ou pelo e-mail: sbpcpe@sbpcpe.org

http://www.sbpcnet.org.br/pernambuco/home/

(Assessoria de Imprensa da SBPC)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.