Cevnautas, vamos participar e ampliar a discussão aqui? Laércio

Ministério promove ’Curso de Olimpíada e Cidadania’ no PI
O curso terá uma duração de 160 horas/aula e será ministrado à distância


O Brasil se prepara para sediar os maiores eventos esportivos do mundo, a Copa de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Até a realização destas competições o país passará por transformações em vários aspectos, desde a estrutura das cidades que abrigarão os jogos até a formação de atletas e de pessoas, como as da área de educação física, que estarão envolvidas diretamente nos eventos. Com o objetivo de qualificar os profissionais deste segmento, o Ministério do Esporte está oferecendo gratuitamente o Curso Cidadania e Olimpíada.

Podem participar apenas os profissionais da rede pública municipal e estadual, inscritos no Conselho Regional de Educação Física 5ª Região (CREF 5), que contempla os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão e ainda os universitários da área com no mínimo 50% de créditos cursados. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site www.fdr.com.br.

O curso terá uma duração de 160 horas/aula e será ministrado à distância, através de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Fundação Demócrito Rocha. Serão discutidos vários temas sobre a história dos esportes, sua evolução e a importância estratégica da realização do evento no Brasil.

No conteúdo constam tópicos relacionados à políticas públicas como cidadania no centro da política esportiva do país, Jogos Olímpicos 2016 com suas perspectivas, metas e oportunidades.

“É um projeto piloto que poderá acontecer em todo o país, já tem 3.500 inscritos nos três Estados, mas a pretensão é atingir mais de 7 mil inscritos. Do Piauí, temos condição de colocar mais de duas mil pessoas e até o momento só temos 500 inscritos. Não terá nenhum custo e visa mostrar aos profissionais que as Olimpíadas antes de qualquer negócio são um projeto para a formação do cidadão. O legado que uma Olimpíada deixa em um país não é só o legado esportivo, mas sim um exemplo de cidadania e educação”, frisou Dannys Queiroz, presidente do Cref Seccional Piauí.

SEMINÁRIOS VÃO ACONTECER EM TRÊS ESTADOS
Após a fase final do curso à distância haverá seminários em 10 cidades pólos dos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará. No caso do Piauí, acontecerão nas cidades de Teresina, Picos e Parnaíba. Estes encontros acontecerão em datas diferentes e serão escolhidos 25 delegados que participarão de um congresso em Fortaleza (CE), onde serão discutidos vários temas relacionados à Olimpíada.

“Você que é do interior e atua na área de educação física como profissional ou estudante tem que se deslocar um pouco porque o curso vai atingir o Centro, Norte e Sul do Estado. Nestes seminários será discutido, com uma autoridade do país no esporte, o maior destaque do Estado, que no nosso caso será o judô porque temos a Sarah Menezes que é a última atleta olímpica do Estado. Temos que nos preparar para este evento que é grandioso, as Olimpíadas vão acontecer no Rio de Janeiro, mas vão atingir todo o país. Então, nós temos que estar inseridos nesse processo”, conclui Dannys.

FONTE

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.