Cevnautas do Piaui, vamos acompanhar o evento da FIEP? Laercio

PS: Por que será que a turma escreve "do dia zeroum ao dia zeroquatro?

09/04/13, 16:56
Federação de Educação Física discute capacitação durante evento

A Federação Internacional de Educação Física – FIEP - Delegacia Regional do Piauí, em comemoração aos 90 anos da FIEP mundial, promove o seu 8º Encontro Interdisciplinar: descobrindo caminhos através da música, das atividades físicas, recreativas e cognitivas e o VIII Congresso Piauiense Cientifico da FIEP, em Teresina, nos próximos dias 01 a 4 de maio, no setor de Esporte da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Um Encontro voltado para Capacitação e Formação de Recursos Humanos, sempre com apoio de vários órgãos educacionais e institucionais. Ambos os eventos são voltados para estudantes e profissionais de Educação Física, Pedagogia, Educação, Fisioterapia, Turismo e outras áreas afins, também oportunizando aos professores a troca de informações, cooperação e integração entre os participantes.

O tema do congresso científico é ‘Unidade e Integração do Homem em Desenvolvimento’ e o objetivo é promover a cooperação técnica e didática entre profissionais e estudantes das diversas áreas apontadas acima, por meio da consolidação da atividade física, recreativa, social e inclusiva de várias gerações.

O congresso científico da FIEP Piauí terá 11 cursos em três dias movimentados do evento. Um deles é ‘Ginástica Laboral – Perspectivas para o Século XXI’. Como as organizações estão se comportando diante de seus empregados, como está a qualidade de vida e satisfação destes diante do trabalho e quais as novas formas de inserção da ginástica nas empresas serão alguns assuntos abordados no curso pelo Prof. Cassio Hartmann, que é doutorando em medicina do Esporte. O objetivo do curso, segundo o professor que atua no Instituto Federal de Alagoas, é apresentar os conhecimentos necessários para realizar a elaboração e montagem do projeto e aplicação da ginástica laboral.

Mais 10 cursos serão apliacados no congresso, como “Aulas Funcionais na Ginástica de Academia, pelo Prof. da Faculdade Santo Agostinho, de Teresina, Kácio Santos. “Hidroginástica e qualidade de vida: Condicionamento total, Atividades recreativas e Relaxamento” é o curso que será ministrado pela professora da Uespi e Uninovafapi Yúla Pires. Meneses. “Futebol: Uma abordagem física, Técnica e Tática: Teoria e Prática” será ministrado pelo Prof. paranaense Fernando Tonet. “Obesidade, Emagrecimento e prescrição de Exercícios”, será o curso aplicado pelo Prof. Anatole Carvalho, Diretor Técnico da Empresa de Aptidão Física (EMAF) em Pernambuco. O curso “Psicomotricidade e a Música na Superação” é o curso a ser ministrado pela Profª Helena Maria Duarte de Holanda.

O curso “Recreação e Jogos” será a área temática de Rosa Maria Alves da Costa, professora Sem Fronteiras da FIEP do Pará. “Atualização do Basquetebol: do Jogo Anárquico ao Alto Rendimento Desportivo” será o curso aplicado pelo Prof. Núbio Vidal de Negreiros Gomes, do Ceará. Outro curso que promete desperte o interesse dos congressitas é “Nutrição na Atividade Física e no Desporto” pela Profª Sônia Maria Bordin, professora Sem Fronteiras da FIEP do Paraná. O penúltimo curso da programação é “Perspectivas da Dança Escolar”, que será aplicado por Cláudia Maria da Silva Vieira, professora da Universidade aberta à terceira idade da UESPI. Para fechar, “Libras: da Contextualização Histórica à Prática” será o tema do Prof. Estélio Silva Barbosa, coordenador da disciplina LIBRAS na UAPI – UFPI.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

FONTE: http://www.cidadeverde.com/federacao-de-educacao-fisica-discute-capacitacao-durante-evento-129753

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 10 de Abril de 2013 às 15:11.

Laércio,

Chama-se a isto PROGRESSO. É claro que os mais velhos - nosso caso - vão sempre reclamar, mas não se ensina mais como no antigo primário a fazer o cabeçalho de alguma mensagem apondo-se a cidade, e a data por extenso. Muito menos com o nome do mês em minúsculas. Desde que chegaram as máquinas holerites no Brasil, passou-se a necessitar evitar problemas nos processamentos e até hoje ficou impossível fazer entender a quem escreve que o faça sem ferir a lei da ortografia. E vem coisa muito pior, com o twitter e facebook.

As redações exibidas pela imprensa em recente prova nacional de redação atestam o caos em que nos encontramos. E há gente reclamando quando se fala mal do governo e sua ausência na preocupação de ensino pelo menos em Português e Matemática. 

"Já não se escrevem cartas" - É bem possível que a atual geração de jovens não saiba grafar corretamente o cabeçalho de uma carta e postá-la nos Correios, que dirá escrever algumas linhas coerentes e em bom português. É uma pena, pois ignorar a sua própria língua impede ou limita o raciocínio lógico e a comunicação, imprescindíveis para uma vida moderna. Como o mundo permanece comandado pela língua inglesa, chegará o dia em que não será necessário ensinarmos a língua pátria às crianças.    

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.