Escolas estaduais recebem kits esportivos
24/03/2010 12:40
por José Marques Filho

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas públicas estaduais do Estado do Piauí, a Gerência de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) está distribuindo, através das Gerências Regionais de Educação (GREs), um kit esportivo para cada escola.

Cada kit contém uma rede de voleibol, bolas de futebol de campo, rede de futebol de campo, futsal, futsal infantil, voleibol, basquete e handbol. “A distribuição começou antes do período letivo. Acredito que esteja faltando apenas Teresina, composta pela 4ª, 20ª, 21ª e 19ª GREs. As demais já receberam, inclusive, foi uma exigência do secretário da Educação, Antônio José Medeiros, de que os kits fossem entregues antes do início do período letivo.

"Cada escola de ensino fundamental e de ensino médio receberam um kit. Mas os kits foram para todas as escolas do Piauí", explica o técnico de educação física do ensino fundamental, José Furtado. De acordo com Furtado, foram investidos R$ 368.325,00 de recursos próprios da Seduc. “Essa é uma maneira de incentivar, principalmente, os professores do interior do Estado que não têm acesso fácil à aquisição de material esportivo. Nós pensamos mais no interior em decorrência das distâncias. Em Teresina, fica muito fácil a distribuição. O interior já foi contemplado”, explica.

A professora Socorro de Santana Cabral, da Gerência de Ensino Médio, complementa que assim como os livros, a meta é para que cada aluno possa ter seu material de educação física.

http://www.piaui.pi.gov.br/materia.php?id=38565&pes=kits

Comentários

Por Rogerio Chaves Bezerra
em 16 de Novembro de 2011 às 23:29.

     A situação dos professores de Educação Física no interior do Estado é de um  completo abandono, falta definir uma proposta de conteúdos, a carga horária é flexível, os materiais insuficientes, o espaço para prática e os implementos estão inadequados e em sua maioria quebrados, além do espaço neste período do ano em que a temperatura ambiente oscila nos 40º e a umidade relativa do ar varia em torno de 22 a 28%, o bebedouro não é próximo e a quadra ou o espaço não é coberto; O Mais agravante é que algum desses magníficos gerentes de ensino teve a brilhante idéia de incluir as aulas de Educação Física no mesmo horário das demais disciplinas, só não pensou em adequar os espaços das escolas como quadra, vestiário e bebedouros, somente fizeram a inclusão e obrigou o pobre educador físico a teorizar a educação física, imaginem alguém pego de surpresa, sem conteúdo teórico e adaptado para o fazer pedagógico, sem fonte de consulta, sem uma proposta de conteúdo para poder orientar, somente com aquelas Xerox e raros livros da graduação e na situação já citada anteriormente, com certeza só lhe restou o improviso e o faz de conta, há más o ponto aqui são os kit´s esportivos que as escolas receberam é justamente este ponto de discussão, os professores da Capital que possuem mais acessos e recursos encontram dificuldades para adequarem-se às aulas de educação física imaginem um professor que esta a 750 km da Capital e ainda vamos pegar R$ 360.000,00 e dividir em materiais esportivos para escolas de mais de 200 municípios, creio ser impossível essa meta de que cada aluno terá seu material de educação física, nem mesmo que este material seja made in china sem selo do Inmetro, fica o meu comentário e ainda coloco minhas dúvidas se este material realmente chegou a quem deveria ter chegado, toço muito para tanto, tenho cinco anos de experiência em escola do estado no interior do Piauí e sei como funciona, aprendi muito elaborando conteúdos ao tempo em que vi muitas angustias de professores com a falta de material teórico e prático. Faço apelos para não descaracterizarmos a educação física enquanto componente curricular da educação básica! 


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