Cevnautas do Piauí,

     Vamos juntar mais gente aqui na comunidade? Quem começa com alguma idéia & proposta? Laercio

Saúde e Esporte na Praça estimulam atividade física nas academias populares

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, lançou, na manhã de sábado (23), o projeto "Saúde e Esporte na praça - Movimente-se" na praça da Vila Operária.

O projeto beneficia 800 participantes das comunidades que frequentam as 10 academias onde estão sendo desenvolvidas as atividades. A ação conta com a parceria dos cursos de Educação Física das Universidades Estadual e Federal, Faculdade Santo Agostinho, Aliança e Novafapi.

Durante a manhã de atividade física, as pessoas que frequentam a academia podem ter aula de alongamento, ginástica, capoterapia, recreação, além de aferição de pressão e teste de glicose. Todas essas atividades acontecem simultaneamente nas 10 academias da Prefeitura de Teresina.

José Machado mora no bairro Aeroporto e frequenta a academia da Vila Operária três vezes por semana desde que a academia foi inaugurada pela Prefeitura de Teresina. "Agora, com a academia disponibilizada para a população, podemos fazer exercícios, o que trouxe maior disposição para as atividades do dia a dia", revela José Machado.

João Rodrigues, presidente da FMS, destaca que as atividades estimulam a prática física, como forma de prevenção de doenças. "Esta é a intenção da FMS, a pedido da Prefeitura de Teresina, que busca zelar pela cidade.Cuidar da nossa capital é cuidar das pessoas, garantindo a assistência à saúde de forma eficiente", finaliza.

Fonte: Prefeitura de Teresina
 

 

 

Comentários

Por Laecio Lima Araujo
em 26 de Junho de 2012 às 11:00.

É infelizmente a realidade pra quem é de fora é diferente. Acha que esta tudo as mil maravilhas aqui em Teresina. Recentemente, foi feito um concurso da FMS de Teresina, e até agora nenhum Profissional de Educação Física foi convocado pra assumir o cargo. Enquanto isso a prefeitura fica contratando terceirizados, pra um projeto que tenho certeza que é so porque se aproxima as eleições municipais pra pintar uma de um bom prefeito. E aonde fica a situação de quem foi aprovado no concurso ? Assim como foi o projeto da Academia na Praça no Bairro Dirceu: não tá mais funcionando !

 

Por Laercio Elias Pereira
em 26 de Junho de 2012 às 12:53.

Cevnautas, Laaercio,

    A APEF do Piaulí ainda funciona?

Por Laecio Lima Araujo
em 26 de Junho de 2012 às 13:29.

Caro Professor, Laércio Elias,

creio eu que essa entidade pouco atua, ou se atua, não vejo mobilizações a favor da nossa profissão. Só os vejo nas comemorações referentes ao dia do Profissional de Educação Física.

Por Rogerio Chaves Bezerra
em 25 de Fevereiro de 2013 às 21:51.

Profº Laécio,

Boa noite, nos conhecemos em um evento (Simpósio) promovido pela APEF-PI, na época a Profª Vilma era a prisidente, logo em seguida assumi a APEF, foi em um período em que a FBAPEF tambem estava inativa por conta da maioria de seus representantes a nível nacional estavam envolvidos na criação e fundação do CONFEF, já em Teresina foi assumida por uma pessoa sem compromisso com a Educação Física e que esta a onze anos no anonimato e com a promoção apenas de uma nota no dia do Professor de Educação Física.

Quanto à Educação Física no Estado não é mais a mesma daquele período em que era influenciada pelos grandes pensadores como as profª Vilma, Marilene, Carmem, Regina, Ana e os Profº Santílio (falecido), Martins, Sinésio, David, Evaldo e outros, enfim, precisamos de um novo impulso por que hoje temos uma Educação Física Escolar de faz de conta.

Um abraço fraterno.

 

Rogério Bezerra

e mail - rogeriozuze@ig.com.br

Por Rogerio Chaves Bezerra
em 25 de Fevereiro de 2013 às 22:13.

Quanto ao Projeto Saúde e Esporte na Praça, concordo com o Profº Laércio Lima Araújo, a Prefeitura de Teresina (PMT) esta fazendo uma propaganda enganosa, hoje fazendo parte da direção do Sindicato dos Servidores do Município, estamos com várias ações contra a PMT por conta da falta de profissionais concursados nas academias de praça, nos NASF´s e Hospitais, até o momento já conseguimos um ajuste de conduta através do Ministério Público e outra ação é contra estagiários assumirem titulação de turmas de Educação Física nas escolas do município, nosso próximo passo será de provocar o Ministério Público no sentido de exigir do CREF 5 fiscalizar e notificar a FMS-PMT quanto a ausencia Profissionais concursados e presença instrutores sem formação nas academias de praça.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.