No dia 08/09, quinta-feira, a Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília receberá o jornalista José Cruz. O encontro ocorrerá às 18h30 na sala de reuniões da FEF/UnB. José Cruz escreve para o portal eletrônico UOL Esportes e há mais de 20 anos os bastidores da política e economia do esporte, acompanhando a execução orçamentária do governo, a produção de leis e o uso de verbas estatais na área esportiva. Na oportunidade, José Cruz fará uma rápida apresentação de dados sobre o financiamento do esporte no Brasil e, posteriormente, se colocará a disposição para debate com os convidados.

Comentários

Por Lino Castellani Filho
em 8 de Setembro de 2011 às 11:56.

Tatu

Faço parte daqueles que possuem o hábito de vistiar o blog do Cruz regularmente, em busca de informações fidedignas, notadamente as de natureza próxima à questão da política de financiamento do esporte brasileiro.

A presença dele na UNB reforça a possibilidade de - para além do tema que ele abordará, mencionado por você - ampliar a reflexão sobre o papel do jornalismo esportivo entre nós.

Fico com a impressão de que ele - o jornalismo esportivo - se coloca em dois extremos, ambos firmados a partir da tese do alinhamento automático... A favor ou contra as ações de um determinado setor... Parece não haver espaço para a explicitação do contraditório e tal postura nos leva a reforçar leituras maniqueistas do tipo... " A (Revista) Veja é contra e a (revista) Carta Capital é a favor do governo Federal..." Com isso assistimos uma desqualificação do jornalismo com a perda de sua credibilidade... Se puder, peça para o Cruz tecer algum comentário sobre o tema.

Abraços

Lino


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.