#FICAGARRINCHA Movimento Fica Garrincha!

No contexto das obras para a Copa do Mundo de 2014, está sendo reconstruído o maior estádio da capital, inaugurado em 1974 e batizado de Mané Garrincha, em homenagem única a um dos maiores ídolos do futebol. O Governo do Distrito Federal, planeja, porém, mudar o nome do local, que passaria a chamar-se Estádio Nacional de Brasília.
Esse movimento busca reunir todos os que consideram essa atitude inaceitável e ofensiva à história do futebol e do Brasil. Manoel Francisco dos Santos foi o jogador mais extraordinário do futebol mundial, um artista em campo, que representou como ninguém o estilo brasileiro de jogar, com seus dribles desconcertantes. Apelidado com nome de passarinho, Garrincha foi um dos principais responsáveis pela projeção do Brasil no cenário futebolístico, participando das conquistas mundiais de 1958 e 1962.
Diante disso, os abaixo assinados apresentam duas demandas ao Excelentíssimo Governador do Distrito Federal, senhor Agnelo Queiroz:
1)   Que o nome do Estádio seja mantido; 2)   Que seja erguido um busto e construído um memorial em homenagem a Mané Garrincha no Estádio renovado.
Não haveria oportunidade melhor para mostrar a todo o mundo que o Brasil sabe valorizar sua memória e sua gente. Por SILVIO RICARDO DA SILVA

--------------------------------------------------------------------------------------------

O Estádio Mané Garrincha em Brasília foi inaugurado em 1974. Agora, em reforma para a Copa 2014, passados quase 40 anos, agora querem mudar seu nome para o amorfo nome de Estádio Nacional de Brasília. Muito mais "nacional" é o que Garrincha representou e continua representando para o esporte brasileiro! Fato raro no Brasil, Mané Garrincha foi homenageado por todos os brasileiros ainda vivo, então aos 40 anos de idade! Homenageado pelo que fez pelo esporte nacional não somente por botafoguenses, mas por todos os brasileiros que o reconhecem também como o principal responsável pelas conquistas das Copas do Mundo de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile). Assim, esta manifestação/abaixo-assinado representa a vontade popular dos brasileiros, lutando pela manutenção do nome Mané Garrincha no reformado Estádio, mantendo a memória do Brasil nos esportes! Cabe lembrar que todos os demais estádios em reforma para 2014 continuarão a manter seu nome! Não queremos acreditar, mas será que elegeram Mané Garrincha para apagar da História somente por que o Estádio Mané Garrincha foi construído durante o período militar, em 1974? Alheio a isso, o povo brasileiro, soberano, clama pela Manutenção do Nome MANÉ GARRINCHA no Estádio de Brasília!
Os signatários http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N14271 http://blogdopedrotatu.blogspot.com/2011/10/ficagarrincha.html

Comentários

Por Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo
em 7 de Novembro de 2011 às 20:54.

Vejam esse pequeno vídeo que trata do Movimento Fica Garrincha!

http://www.youtube.com/watch?v=vF1zMrh15oc&feature=player_embedded#!

Também coloco na íntegra as respostas de Pedro Avalone Athayde do CBCE-DF, representando o Movimento Fica Garrincha, ao  Repórter dO Estado de S. Paulo/Jornal da Tarde. Ambas postagem, entre outras você pode encontrar no: http://blogdopedrotatu.blogspot.com/

Pedro Fernando Avalone Athayde Secretário Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE-DF) Pesquisador AVANTE/FEF-UnB Mestre em Educação Física pela UnB Doutorando em Política Social pela UnB
1 - Como surgiu a ideia do Movimento Fica Mané Garrincha? O movimento Fica Mané Garrincha teve seu surgimento inicial a partir de debates acadêmicos dentro da Universidade de Brasília, durante uma banca de defesa de dissertação de mestrado, cuja temática central estava vinculada à política do Governo Lula para o futebol. Portanto, pode-se dizer que é uma ação que nasce dentro de uma instituição de ensino pública, mas que ganha força a partir do apoio da sociedade civil organizada.
2 - Por que o governo e o Comitê Organizador de Brasília optaram por mudar o nome do estádio? Não há uma clara manifestação por parte do Comitê Organizador de Brasília sobre os motivos que justificariam a mudança de nome do estádio Mané Garricha. É importante destacar que a decisão foi tomada sem a realização de uma consulta popular e, portanto, sem o aval da população que reside no Distrito Federal.
3 - Como será feito o movimento e a campanha para pressionar as autoridades? O Movimento teve início com o recolhimento de assinaturas de apoio por meio da internet, no entanto, com o apoio da sociedade civil pretende-se levar o movimento para as ruas, participando ativamente dos espaços de debates sobre a organização da Copa de 2014 em Brasília, pretendemos assim ampliar o lastro de intervenção, contribuindo para o controle social das ações em torno da realização desse megaevento esportivo, como é o caso das discussões sobre a Lei Geral da Copa. Estamos em momento de definição de uma marca para o Movimento, para darmos identidade ao mesmo, fortalecendo a figura do Mané Garrincha. Cremos, portanto, que este é o ponto de partida para novas reinvidicações.
4 - Qual a importância de manutenção do nome Garrincha? Ele é um bom exemplo de nome para um estádio?A manutenção do nome tem sua importância na possibilidade de resgatarmos a figura de um dos maiores jogadores de futebol da história do Brasil. Manoel Francisco dos Santos, o Garrincha, foi o jogador mais extraordinário do futebol mundial, um artista em campo, que representou como ninguém o estilo brasileiro de jogar, com seus dribles desconcertantes. Portanto, é – sem sobra de dúvidas – o exemplo que melhor sintetiza a expressão “futebol arte”. Devido a sua morte precoce e ao fato de nunca ter sido um atleta aprisionado aos ditames econômicos que dominam o futebol, Garricha jamais obteve o reconhecimento merecido, seja pelo Estado, ou pelas entidades que administram o futebol nacional. Sugerimos inclusive, que seja erguida uma estátua em referência ao Mané, a “alegria do povo!”, em frente ao Estádio.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.