Olá amigos, trabalho em uma secretaria municipal de esportes e gostaria de saber se alguem pode tirar algumas dúvidas que tenho?

Qual o melhor modelo para adiministrar o esporte municipal? Preciso ter condições de remunerar atletas de rendimento, desenvolver e financiar as escolinhas de esportes, financiar o esporte com carater de lazer.

Qual o melhor modelo? Criar um conselho e um fundo municipal de esporte? criar uma fundação? Criar um gremio através de uma OSIP? ou outros.

Se alguem puder me ajudar agradeceria muito.

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 15 de Fevereiro de 2014 às 22:22.

Concordo com o André, quando acentua a necessidade de profissionalização da gestão esportiva. 

Deixando de lado o aspecto político, considero que inicialmente o gestor deveria nortear-se por aspectos filosóficos, i.e., ter uma VISÃO do que ele próprio representa para sua comunidade e formular um projeto de alcance global, inclusivo.

- Por que voltar-se para equipes competitivas? Seria esta a necessidade de seus cidadãos?

- Por que não fomentar atividades diversas, recreativas, entre as crianças e jovens nas suas escolas, praças e associações?

- Afinal, para que serve o Esporte? Ou para  QUEM serve?

- Por que não valorizar e valorizar seus conterrâneos? Por que não torná-los felizes e competentes em seus fazeres?

Aconselho a iniciar simplesmente pela ideia de LAZER. E um excelente conselheiro é sem dúvida o nosso querido Bramante, que detém e conduz o "blog do Bramante". Fale com ele.

Gostaria de ter notícias soubre sua decisão. Boa sorte!

    

Por Glauber Vinicius Corsi Chrispim
em 17 de Fevereiro de 2014 às 15:15.

 Amigos olá, concordo que profissionalizar a gestão esportiva é o melhor caminho, a dúvida é como fazer isso? A gestão pública necessita de leis e modelos específicos para poder desburocratizar o esporte.

 

Por André Luiz de Souza Araújo
em 15 de Fevereiro de 2014 às 11:32.

Independente do modelo escolhido, o primeiro passo é profissionalizar a Gestão do Esporte. Infelizmente muitos cargos importantes para o desenvolvimento do esporte dentro das cidades são ocupados por indicações partidárias que preferem pessoas interessadas em benefícios políticos, ficando o esporte em segundo plano.  É comum termos advogados, médicos, engenheiros e ex-atletas de pouca ou nenhuma expressão atuando como Diretores ou Secretários em muitos municípios. Geralmente essas pessoas acabam mascarando a situação real com campanhas em Jogos Regionais e Abertos, contratando atletas com recursos que em muitos casos, a Lei não permite, que passam duas semanas competindo pela cidade e depois os resultados são divulgados como se a cidade fosse uma verdadeira potência no esporte.  A massificação do esporte, adotada em países como Argentina e Espanha é uma boa saída também, mas exige investimentos em estrutura física e recursos humanos. O Governo Federal está financiando a construção de Centro Esportivos e a formação de um quadro de profissionais de Educação Física através de um concurso público sério poderia contribuir para essas questões.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.