Morre Domenico De Masi, sociólogo que pensou o 'ócio criativo', aos 85 anos
Em Folha de São Paulo, n 1, 2023.
Autor defendeu que o tempo livre é essencial para gerar bem-estar individual na era pós-industrial
Autor do conceito de "ócio criativo", com um livro de mesmo nome que foi um best-seller, o sociólogo italiano Domenico De Masi morreu aos 85 anos, em Roma, de acordo com a imprensa da Itália. Ele tinha uma doença em estágio terminal, mas a causa da morte não foi informada. Ele deixa sua mulher, Susi Del Santo.
De Masi escreveu em sua teoria que o tempo livre não é algo negativo, mas imprescindível para estimular a criatividade individual e aprimorar a adaptação na sociedade globalizada e pós-industrial, marcada pelo rápido crescimento tecnológico e do setor de serviços.
A prática do "ócio criativo", dizia ele, seria possível de alcançar por meio da união de outros três conceitos —o trabalho, caracterizado pelo cumprimento de tarefas necessárias; o estudo, através das ferramentas proporcionadas pela digitalização; e o "jogo", isto é, o lazer necessário para evitar a mecanização do trabalho...
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.