Emboram pareçam ser sinônimos, jogo e brinquedo e brincadeira possuem significados diferentes.
O brinquedo se constitui, antes de tudo, em um objeto. Isso quer dizer que ele é palpável, finito e materialmente construído, distinguindo-se assim do jogo e da brincadeira, que se manifestam principalmente através de uma ação. É importante dizer, porém, que a utilização de um brinquedo implica em uma determinada ação, assim como um jogo ou uma brincadeira podem requerer o uso de instrumentos. É difícil determinar que tipo de comportamento é jogo e/ou delimitar que tipo de objeto é brinquedo, já que uma panela e uma colher, nas mãos de uma criança, podem ser transformados em brinquedos, assim como uma disputa eleitoral pode ser encarada como um jogo. Portanto, toda diferenciação entre jogo e brinquedo costuma ser arbitrária e envolver aspectos subjetivos. De qualquer maneira, podemos estabelecer algumas referências. Jogos e brincadeiras podem ocorrer em qualquer momento, em qualquer lugar, em qualquer classe social e em qualquer idade. São elementos que se inserem no chamado universo lúdico, composto por atividades caracterizadas por serem espontâneas, não obrigatórias, com fim em si mesmas e que trazem sempre uma promessa de prazer. Enfim, referem-se a um tipo de comportamento que é geralmente classificado como brincar.
Portanto não podemos confundir um com o outro, cada um possui o seu significado.
Comentários
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Ivonei da Silva Salazar
em 24 de Novembro de 2014 às 18:02.
O jogo o brincar e o brinquedo desempenham um papel fundamental na aprendizagem e negar o seu papel na escola e talvez renegar a nossa própria historia de aprendizagem. A brincadeira faz parte da vida da criança e incluir o jogo e a brincadeira no campo educacional tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento processos estes fortementes interligados.
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Lucas Figueiredo dos Anjos
em 24 de Novembro de 2014 às 18:49.
Na escola, muitas vezes, a preocupação é com a quantidade brinquedos disponíveis no acervo, sem se levar em conta os significados que esses objetos carregam. Os brinquedos num espaço institucional deve fazer parte de uma proposta pedagógica que envolva os adultos e as crianças.
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Bárbara Alves Mól Pasqua
em 24 de Novembro de 2014 às 19:37.
Apesar de jogo, brinquedo e brincadeira possuírem significados diferentes , os mesmos se completam no ambiente escolar.
No universo escolar jogo desempenha um caráter mais competitivo . Já a brincadeira é vista como atividade recreativa tendo uma importância na formação de todo ser humano, compreendendo seu desenvolvimento integral.
Sendo assim, o brinquedo entra no jogo e na brincadeira de forma bem ampla.Já que é ele que da sentido a brincadeira e ao jogo .
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Isabella Cristina de Carvalho
em 24 de Novembro de 2014 às 20:07.
De acordo com o dicionário de Larousse, o significado para os termos jogos, brinquedos e brincadeiras são muito amplos, ultrapassam o ambiente escolar e lúdico e perpassa por diversos outros ambientes.
Os significados são:
"Jogo = Ação de jogar; folguedo, brinco, divertimento".
Seguem-se alguns exemplos: "jogo de futebol; Jogos Olímpicos; jogo de damas; jogos de azar; jogo de palavras; jogo de empurra".
"Brinquedo = objeto destinado a divertir uma criança".
"Brincadeira = ação de brincar, divertimento. / Gracejo, zombaria. / Festinha entre amigos ou parentes. / Qualquer coisa que se faz por imprudência ou leviandade e que custa mais do que se esperava: aquela brincadeira custou-me caro".
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Isabella Cristina de Carvalho
em 24 de Novembro de 2014 às 20:11.
De acordo com o dicionário de Larousse, o significado para os termos jogos, brinquedos e brincadeiras são muito amplos, ultrapassam o ambiente escolar e lúdico e perpassa por diversos outros ambientes
"Jogo = Ação de jogar; folguedo, brinco, divertimento".
Seguem-se alguns exemplos: "jogo de futebol; Jogos Olímpicos; jogo de damas; jogos de azar; jogo de palavras; jogo de empurra"
"Brinquedo = objeto destinado a divertir uma criança".
"Brincadeira = ação de brincar, divertimento. / Gracejo, zombaria. / Festinha entre amigos ou parentes. / Qualquer coisa que se faz por imprudência ou leviandade e que custa mais do que se esperava: aquela brincadeira custou-me caro".
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Thayane da Silva Campideli
em 24 de Novembro de 2014 às 22:21.
os jogos são necessários para o desenvolvimento da criança em um geral. As escolas necessitam ter um acervo de brinquedos para proporcionar aos alunos uma vivência ampla nas aulas em geral de jogos e brincadeiras utilizando-se em grande parte do contexto os brinquedos. Cada criança tem uma cultura que vai agregar a ela uma maneira diferente de brincar e jogar, vale o professor ser o mediador nos jogos e proporcionar o maios ganho possível para as crianças.
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Viviane Oliveira
em 26 de Novembro de 2014 às 10:29.
Vejo que mais importante do que ter um acervo é saber que tipo de acervo despertará o maior número de vivências. Atualmente a gama de brinquedos e jogos são imensas, mas o que eles refletem? Muitas brincadeiras inesquecíveis ocorrem com poucos materiais ou até nenhum. E o recreador deve ter conhecimento técnico e sensibilidade para saber o momento certo de condizir e o momento de ser expectador/mediador da brincadeira.
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