Cevnautas do Rio Grande do Norte,

    Boa notícia!? Laercio

... um novo debate na Comunidade Educação Física e Esporte

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/doutora-programa-fisioterapia-ufrn-recebe-premio-capes-tese-educacao-fisica/

Doutora do Programa de Fisioterapia da Ufrn Recebe Prêmio Capes de Tese em Educação Física

Cevnautas,

A melhor tese premiada pela CAPES em 2014 na área de Educação Física é do programa da Fisioterapia. Laercio

Doutora pela UFSCar recebe Prêmio Capes de Tese na área de Educação Física
Dez232014

Catarina de Oliveira Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, foi premiada no último dia 10 de dezembro
 
A doutora Catarina de Oliveira Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu o Prêmio Capes de Tese na área de Educação Física, no dia 10 de dezembro de 2014, na sede da Capes em Brasília. A tese premiada foi "Avaliação Cinemática 3D e eletromiográfica durante a elevação do braço em portadores de osteoartrose acromioclavicular isolada e associada à disfunção do manguito rotador", sob orientação de Tania de Fátima Salvini e coorientação de Paula Rezende Camargo, ambas docentes do Departamento de Fisioterapia da UFSCar.
 
O objetivo desse estudo foi avaliar o movimento tridimensional do complexo do ombro e a ativação muscular envolvida na elevação do braço de indivíduos com osteoartrose acromioclavicular isolada e associada à disfunção de manguito rotador (grupo de músculos e seus tendões que age para estabilizar o ombro) comparado a um grupo controle. A articulação acromioclavicular (junção da clavícula com o acrômio) do ombro é um local muito comum de desenvolvimento de osteoartrite (degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas). A degeneração dessa articulação pode ser dolorosa e causar dificuldade para usar o ombro nas atividades da vida diária.
 
Catarina explica que a patologia na articulação acromioclavicular (AC) é uma causa de dor no ombro, sendo a degeneração da cartilagem associada aos movimentos complexos de torção na articulação AC, que ocorrem durante os movimentos do ombro, e fazem desta articulação um local comum para a osteoartrose. Ela conta que o diferencial do seu trabalho foi avaliar a cinemática do ombro em pessoas com o problema em questão. "Não existiam estudos que avaliaram a cinemática do ombro em indivíduos com osteoartrose acromioclavicular (OAC) isolada, ou a OAC associada à disfunção de manguito rotador (DMR), sendo necessários estudos para caracterizar as anormalidades na cinemática do ombro nessa população, a fim de construir uma base de conhecimento para a avaliação e tratamento da OAC com ou sem associaç& atilde;o com a DMR".
 
Catarina concluiu o doutorado no ano passado e pretende continuar pesquisando nessa área de avaliação e tratamento fisioterapêutico nas disfunções do complexo do ombro. "O objetivo é determinar as melhores estratégias de reabilitação para minimizar as diferenças no movimento, na dor e na incapacidade de indivíduos com disfunções no complexo do ombro". Desde janeiro de 2014 Catarina é docente efetiva na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, atualmente, também é docente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFRN.
 
O Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. "Um grande reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela nossa equipe, o que motiva ainda mais a contribuir para o avanço da nossa área de pesquisa", finaliza Catarina.

FONTE: http://www.segs.com.br/educacao/sobre-educacao/categ-educacao/23909-doutora-pela-ufscar-recebe-premio-capes-de-tese-na-area-de-educacao-fisica.html

As teses premiadas em 2014:

http://www.capes.gov.br/component/content/article/87-premio-capes-de-tese/edicoes-anteriores/7233-teses-premiadas-em-2014

 

Visite: Educação Física e Esporte - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.