Por Roselane Lomeo
em 11-07-2009, às 10h32.

Caros colegas, agora que finalmente estou cadastrada na comunidade posso participar com minha experiência no Programa Saúde da Família.

Não sei se é do conhecimento de todos, mas Em Sobral, cidade localizada a 260 Km de Fortaleza, existe a Escola de Formação em Saúde da Família, onde é oferecido o Curso de Especialização em Saúde da Família em carater de Residência. O curso tem duração de 2 anos com carga horária de 4.544 horas e é multidisciplinar. O Ministério da Saúde disponibiliza 25 bolsas que são distribuidas entre as categorias (Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Assistente Social, farmácia, nutrição, enfermagem e medicina) acho que nao esqueci de nenhum. Eu fui da turma de 2002-2004, quando ainda o secretário da Saúde era o Dr. Odorico Monteiro, pessoa que valoriza a Educação Física e que sempre dizia que a Educação Física é a área que trabalha a Promoção da Saúde o tempo todo.

Eu sei o quanto a Educação Física é importante na atenção Básica, o quanto ela contribui nos aspectos biopsicossociais, e o quanto o indivíduo, a família, a comunidade, o municipio, o estado e a uniao ganham com a sua presença no PSF que em Sobral antes dos NASF já existia.

Estou a disposição para trocas de informações e experiências. Abraços.

.............................................................................................................

Colegas da Educação Física no RN: Vamos pesquisar sobre o que existe nessa área para propor à nossa Secretária Municipal de Saúde incluir nas suas propostas de trabalho.

 

Comentários

Por Fabiana Rochelle Cardoso Olimpio Santos
em 24 de Novembro de 2009 às 23:38.

gostaria de saber mais sobre o NASF e se existem vagas em meu estado (RN)


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.