Retomando a proposta de Kadydja na última mensagem para a lista EF-RN: Esporte da escola ou Esporte na escola? Fica então o pontapé inicial? Um abraço, Katia ................................ Olá!   Vamos refletir como está a Educação Física no Rio Grande do Norte. Gostaria de evidenciar o Esporte, pois o mesmo é um dos temas mais enfatizados. Como o Esporte deve ser desenvolvido nas aulas de Educação Física? Será o Esporte da Escola ou na Escola? Kadydja Karla

Comentários

Por Luiz Delphino
em 5 de Julho de 2009 às 01:28.

O esporte tem o seu valor quando lhe é acertado o seu objetivo. Ele não é bom e não é ruim, ele simplesmente, o que se faz. É aí que os educadores se equivocam. Não sabem o que querem do esporte na escola. Tanto faz se ele é NA ou DA. O que se precisa é pensar o que queremos de objetivo.

Abs

Luiz Delphino

Por Geilza Lopes de Moura
em 5 de Julho de 2009 às 09:40.

Sabemos que as coisas que estão a nossa volta costumam a atender interesses capitalistas muito severos.Precisamos nos libertar dessa sombra, deixar de atender os interesses de poucos e acordar quanto a nossa missão de professor. o esporte precisa ser ensinado na sua melhor forma onde a sua alegria seja vivênciada e não alienada. O esporte é saúde, alegria, lazer, performance, solidariedade, união, ....Tudo isso é válido quando ensinado com justiça e igualdade. Percebo nas escolas que  a prática e a vitória são as características mais vivenciadas pelos alunos.Onde anda a política, a saúde, o capitalismo, ....? esse fenômeno tem que participar positivamente da formação de nossos alunos.

Por Kadydja Karla Nascimento Chagas
em 6 de Julho de 2009 às 18:28.

O Esporte é um dos 5 conteúdos da Educação Física que deve ser apresentado e vivenciado na escola. Mas observamos que o Esporte, nas aulas de Educação Física nos dias atuais, é contemplado na maioria das vezes apenas da dimensão Performance. Limitando o acesso da maioria dos alunos. Precisamos contemplar as Dimensões do Esporte para Educação, para a Participação, ou seja, precisamos contemplar em nossas aulas de Educação Física um Esporte para TODOS! Tubino (Dimensões Sociais do Esporte) já evidenciava esta questão e agora observamos Paes (Pedagogia do Esporte) apresentando uma discussão bastante rica. Como está este Esporte nas aulas de Educação Física?

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 7 de Julho de 2009 às 06:34.

Katia, demais Comunitários (ops....)

O esporte é tudo isso e muito mais... depende de como vai ser trabalhadfo e, principalmente, de quem está trabalhando. Sempre vai depedneer da formação do professor. Na maioria das vezes, ex-atleta, vai se dedicar ao esporte em que se destacou, na formação de equipes. mas há outras opções...

Costumo seguir Listello/Pereira... formação de Clubes... aulas tres vezes na semana, sendo a primeira, avaliação da anterior, erros e acertos (analise por parte dos alunos, geralmente aqueles que não ’podem fazer’ - quase sempre as meninas, que estão ’doentes (menstruadas...), os meninos ’menstruados’ alegando ’gripe, resfriado’... depois entramos numa revisão dos erros e sua correção; a seguir, a proxima aula, de fundamentos... e a terceitra, geralmente no sábado, quando funciona o clube, aplicação - jogo - e tudo começa de novo...

Para se checar a isso, o conteúdo: trabalho de pesquisa, feito pelos alunos, sobre a história do esporte do momento, sua historia no Maranhao, entrevista com ex-atletas da propria escola, e um no seu bairro... depois, estudos das regras oficiais... local de jogo, formas de jogo, partindo dos grandes jogos até o competitivo...

Até este ano, tinhamos duas aulas semanaias, a terceira, voluntaria, no sabado, e a grande maioria comparecia... era dia de jogo... e não fica só no de estudo atual, tempo para outras atividades, outros jogos, terminando com o banho de piscina, e o lanche, que elesw mesmo organizavam e se cotizavam... alunos de outras turmas costumavam comparecer, desde que convidados por algum aluno da turma...

A partir deste ano, com as mudanças da carga horaria - passamos a quatro horas semanais, da mesma forma, e em seis semestres, ao inves de estudar-se a cada 20/25 horas aula uma modalidade, seria a cada semestre, uma modalidade... Educação Fisica 1, 2, 3, 4, 5, 6 ... sendo o primeiro semestre Conhecimento sobre o próprio corpo, condição fisica, atletismo... (este ’curriculo’ obrigatorio) depois, no segundo, natação (moramos em uma ilha... utilitário já que a maioria não9 sabe nadar...) e a partir do seguinte, aà escolha do aluno, sendo oferecidas, com as duas modalidades do primeriro ano, oito modalidades para estrudo, no total, em duas formas de lazer (uso do tempo do não-trabalho, enfase) agté a forma compertitiva...

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 9 de Julho de 2009 às 08:19.

Prezado Luiz Delphino e demais participantes,

Concordo que é fundamental conhecer o esporte profundamente, nas suas raízes...Lamento que ainda seja pouco estudado pela comunidade acadêmica. Quando apontamos a direção da nossa reflexão para o DA e o NA, queremos nos referir a necessidade de compreendermos certas sutilezas que envolvem a vivência do esporte num espaço que tem a responsabilidada institucional com a educação e a cidadania. Não é uma simples atividade humana ou prática corporal. A sua apropriação por cada comunidade escolar reflete processos e emergências culturais singulares que devem ser respeitadas e compartilhadas. Dessa forma, é importante trazer para qualquer espaço de discussão acadêmica o que consideramos equívocos no nosso modo de conceber a função educacional do esporte.

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 12 de Novembro de 2009 às 16:58.

Maristela, Quando parte dos educadores que atuam na escola perceber a necessidade de corporalizar os saberes que correspondem à disciplina que lecionam e tiver condições para criar abordagens metodológicas corporalizadas, começaremos a construir uma nova configuração autopoiética impulsionada por um novo acoplamento estrutural vivenciado na instituição educativa.

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 12 de Novembro de 2009 às 15:44.

Penso que o esporte na escola é tão complexo e transcultural que não pode caber numa disciplina chamada Educação Física... Todos os educadores que atuam na escola poderiam se envolver com a vivência esportiva, aprofundando conhecimentos relacionados a sua área específica. As questões do corpo e da corporeidade são transculturais e transdisciplinares. Para que ocorra a ampliação dessa perspectiva, os gestores têm papel fundamental nessa nova configuração juntamente com os professores de Educação Física e demais educadores da escola.

Por Maristela de Oliveira Mosca
em 12 de Novembro de 2009 às 16:17.

Sim...porque o corpo não vai só para a aula de Educação Física.

Ele está na escola, no cotidiano, nos fazeres... Se gestores, educadores e comunidade escolar estudassem mais sobre desenvolvimento infantil, psicologia e didática conseguiriam enxergar as questões do corpo e da corporeidade...e permitir a legitimidade dos corpos na escola.

Entretanto, a realidade não é bem assim, e todos os dias ouvimos professores dizendo que para trabalhar o corpo, já temos aula de Educação Física....


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