HOJE TEM FESTA NA ESCOLA!

Todos os dias podemos fazer festa na escola. Precisamos cultivar os nossos espaços de vida com mais alegria... Sugerimos a leitura de " EDUCAR EM TODOS OS CANTOS" de Paulo Roberto Padilha, Cortez Editora /Instituto Paulo Freire. Lá vamos encontrar perspectivas para uma Educação Intertranscultural. Vamos cantar! A sabedoria popular já recomenda o canto para espantar as tristezas. Escola é lugar de encontro de gente querendo ser cada vez mais gente...Vamos cantar para as flores dos nossos jardins?

FESTA NA ESCOLA*

 

Festa na escola

Pode rir, pode brincar

Educando o mundo inteiro

Vamos crer que a paz vai lá

 

Hoje tem festa na escola

Pode rir, pode brincar

Educando o mundo inteiro

Vamos crer que a paz vai lá

 

Tem jeito pra toda dor

Tem graça pra dar olé

Cidades com muito amor

Cultura, ciência e fé vai dar

Pra colher

 

O trigo pra alimentar

O fim da guerra, vem ver

Mais gente vem lá, mandou cuidar

 

Semeou, semeou, semeou, semeou

E vai brotar a festa, vai brotar (2x)

O povo sem medo ajudou a plantar

 

*Música original de Anderson Cunha

 Letra/paródia de Paulo Roberto Padilha – Instituto Paulo Freire

 

 

Comentários

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 26 de Outubro de 2009 às 18:25.

Segunda-feira deveria ser um dia de Festa na Escola. Por que não? Todos os dias poderiam ser dias de festa na escola. Festa é celebração! Será que todos dias não teríamos o que celebrar na escola? Se fosse só pelo calendário ecológico, teríamos festas quase todos os dias. Uma poesia, uma música, uma dança... Por que não?

Por Maria das Dôres da Silva Timóteo da Câmara
em 26 de Outubro de 2009 às 23:33.

Todo  dia é dia de festa na escola, a escola é um espaço propício para o brincar, o dançar, o viver e festajar a vida plenamente.

Hoje fizemos uma exposição de poesias infantis, fizemos o brilho da poesia irradiar pelas paredes da escola. As paredes de concreto se curvaram ao encantamento da poesia. As paredes cotidianas amarelas da escola ficaram coloridas e cantantes. hoje vi que aquelas paredes mudas e inertes chamavam pelos que passavam pelos corredores da escola, as paredes gritavam poesia e os alunos respondiam com elogios, sorrisos e leveza. Hoje fizemos a festa da poesia. 

Dorinha Timóteo 

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 26 de Outubro de 2009 às 23:58.

Festejando com muita poesia! Parabéns Dorinha! Depois de tomar banho nessa cascata de poesias, a escola que você leciona não será mais a mesma...Precisamos de ousadias como esta! Um grande abraço, Katia

Por Maria das Dôres F. Rodrigues
em 28 de Outubro de 2009 às 02:38.

"Felizes os que tem o coração puro", pois a sua presença alegra o ambiente e invade aquele que precisa vivenciar de perto o prazer e a alegria."... a experiência corporal fundada numa perspectiva sensível e poetica da corporeidade, busca ultrapassar a dicotomia sujeito e objeto." Com muito festa , o nosso coração agradece. Busco também uma convivência centrada na poesia e no amor.

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 28 de Outubro de 2009 às 08:04.

Precisamos continuar aprendendo a festejar! Coisas simples da vida merecem celebração!

Por Hunaway Albuquerque Galvão de Souza
em 28 de Outubro de 2009 às 15:49.

Acredito que na escola todo dia é de festa, de semeadura, de encantamento, e portanto, de entega, de busca, de ousadia. Que possamos ousar e festejar todos os dias dedicados a uma educação humanescente.

Por João Pessoa
em 30 de Outubro de 2009 às 00:40.

Hoje foi um dia de luta no cenário potiguar da Educação. Compreendo que a escola deva ser um ambiente de harmonização entre seres, enfim, na escola sempre é momento de festa. Mas, no cotidiano potiguar a escola está sucateada, o professor está a cada momento mais desvalorizado e os estudantes promovem de uma forma grosseira e irresponsável a festa da baderna e do vandalismo. Com isso, como produzir uma educação festiva, eficaz e eficiente. Como conduzir os nossos estudantes compreederem que a grande festa na escola está na descoberta, no conhecimento e principalmente na consciente ação da Paz e normalização dos saberes e culturas. Nós professores da educação pública estamos com Bornaut, envelhecidos, descompromissados e o que é mais complicado sem forças contra as dogras dentro da escola, contra as atitudes grosseiras e a mercer do sistema falido e que compromete até a nossa própria segurança. Hoje a escola que deveria ser o ambiente de festa e de disciminação de saberes, de troca de conhecimentos, abre as portas para o caos e em alguns casos para a perda de vidas. O que é ser professor? Qual é neste milênio o nosso verdadeiro papel? Qual é o perfil de professor benéfico para a transformação desta sociedade? ... 

Somos nós os seres mais resiliêntes do planeta, pois com tantas dificuldades ainda buscamos transformar e promover a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Então com tantas mazelas vamos ainda festejar.

Por Ana Lucia de Araújo
em 31 de Outubro de 2009 às 23:10.

Festejar a escola todos os dias ainda não é fácil.

Todos os dias temos novidades na escola. Na última quarta-feira, dia 28, celebrei o abraço praticamente sozinha porque os alunos estavam curiosos para o que ia acontecer e, os adultos, ainda estão travados para abraçar os demais. Mas, na próxima semana irei retomar esse abraço que aprendi com Iris Boff, no Seminário Potiguar de Ensino Religioso.

"Um abraço dado

de bom coração

É como uma benção

Uma oração".

Nessa dinâmica os meninos não aceitaram abraçar meninos. Uns até queriam participar mas, os outros não. Quanto a abraçar menina com meninos, nem pensar.

É "enxerimento".

Embora, não seja fácil, continuo acreditando que há solução para quase tudo.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 1 de Novembro de 2009 às 07:35.

João e Ana,

Aprender a ensinar ou ensinar a aprender?

Percebo que têm os pés no chão e querem realizar algo pelos seus alunos. Certamente deixaram de  sonhar e partiram para a ação. Percebo nos relatos a dissociação entre indivíduos da mesma escola e a busca de soluções. Apesar dos avanços da comunicação, as relações entre adolescentes parecem permanecer como há 50 anos. Tentem edificar algo sobre o tema Co-Educação, servindo-se inclusive dos benefícios que os Jogos Cooperativos proporcionam. Em todas as atividades - esportivas, sociais, culturais - estimulem a formação de grupos de trabalho de sexos diferentes. Muitas vezes  os Grupos de Escoteiros, de Cantadores, Corais, Teatro, podem auxiliar nesse trato. Em Niterói (RJ), conheço trabalhos nesse sentido com real proveito, pois transmitem os valores adquiridos em sua escola em intensas "visitas" de cordialidade a outros ambientes. Lembrem-se que os jogos competitivos - os torneios - estimulam valores perniciosos a uma boa educação. Além disso, deixam alijados a maior parte dos alunos, o que não acontece com os jogos cooperativos. Há literatura sobre o assunto.

Apoiem-se em outros profissionais de diversas áreas e, juntos, construam uma nova comunidade sadia. A partir dos primeiros resultados, outros se filiarão e se engajarão neste verdadeiro mutirão pela educação. Os jogos se tornarão alavancas para um profícuo relacionamento de vida.

Roberto Pimentel.  


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