Por que os profissionais de Educação Física têm tanto receio para designar suas práticas como terapêuticas? Terapeuta pode ser qualquer um, até um cão hoje tem permissão para realizar sua terapia com pacientes em clínicas e hospitais. Temos práticas terapêuticas maravilhosas, incluindo yoga e outras de origem oriental. Quantos profissionais de Educação Física assumem a dançaterapia? Todos os estudiosos do corpo e da corporeidade podem e devem conquistar novos espaços vivenciais em função da melhoria da qualidade de vida de todo ser humano. Quantas brinquedotecas nas escolas e em outras instituições possibilitaram a autoformação de educadores para a ludoterapia? Esses espaços terapêuticos precisam ser ampliados e disponibilizados para a sociedade. A preservação e a sustentabilidade da nossa saúde depende das nossas ações para manter a harmonia corpo-corporeidade. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal está organizando um congresso para 2010 que abordará a temática da Saúde Quântica, devendo privilegiar as Práticas Integrativas Complementares - PIC. É pensamento da Secretária Ana Tânia Lopes Sampaio envolver intensamente o Ministério da Saúde para que possamos encerrar o evento com diretrizes para a implantação de uma política municipal de Práticas Integrativas Complementares. Em breve, ampliaremos o grupo gestor para a realização do referido congresso quântico. Podemos dizer que estamos abertos  a sugestões de temáticas, especialistas nacionais e internacionais, vivências humanescentes, entre outros aspectos estruturais do evento.

Comentários

Por Jaqueline Moura
em 26 de Janeiro de 2010 às 14:26.

Parabéns pela iniciativa de ponta da SMS de Natal. Tanto pela realização do Congresso abordando a saúde sobre o ponto de vista do novo paradigma quântico e holísitico, quanto pela atitude de privilegiar as terapias complementares. Acredito que o futuro está em incorporarmos estes conhecimentos no nosso trabalho enquanto profissionais da área da saúde. Abaixo os preconceitos. Parabéns Rio Grande do Norte!

Abraços,

Jaqueline /Rio de Janeiro/RJ

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 27 de Janeiro de 2010 às 08:55.

Jaqueline e demais participantes,

A formação de profissionais de Educação Física pela modalidade do bacharelado abre muitas perspectivas. Pena que poucos espaços foram conquistados na área da saúde. O PSF é uma oportunidade maravilhosa para os profissionais mostrarem infinidas possibilidades terapêuticas. Talvez a herança militar e médica seja ainda tão forte que os deixa confortavelmente na condição de subalternos. Precisamos deixar de sermos coadjuvantes para assumir o protagonismo terapêutico das práticas corporais que se caracterizam como jogo, esporte, dança e demais atividades físicas. Estou concluindo a minha formação em Psicanálise para atuar como psicanalista evidentemente, mas sobretudo para ampliar as perspectivas para as práticas corporais analíticas, especialmente para os profissionais de Educação Física. Nós não temos formação graduada para atuarmos no campo da Psicoterapia Corporal ou de qualquer uma profissão PSI, Mas nada impede de criarmos nossa própria concepção para uma terapia corporal específica. Como no campo das Psicoterapias Breves, temos que aprender a apresentar resultados. Precisamos ousar mais! A sociedade agoniza por soluções que propiciem a melhoria da qualidade de vida do humano verdadeiramente humano... Vamos ampliar o diálogo! Há belíssimos trabalhos por este imenso Brasil. Vamos nos encontrar para fortalecermos uma rede de profissionais que atuam nessa perspectica terapêutica. O congresso de Saúde Quântica aqui em Natal será uma excelente oprtunidade e deverá ser bem próximo da SBPC. Outra forma encontrada por nós foi a fundação da Sociedade Brasileira de Corporeidade que deverá apoiar essas iniciativas pioneiras. Portanto, precisamos ousar e acreditar! Um grande abraço, Katia

Por Marta Fernandes da Silva
em 10 de Fevereiro de 2010 às 21:32.

Katia o congresso de saúde quântica já tem data prevista? tenho interesse em participar e divulgar. Um abraço, Marta

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.