O Instituto Paulo Freire (IPF) está lançando o Programa Município que Educa. Ontem, dia 16 de outubro, tivemos um vídeochat com o professor Paulo Roberto Padilha expondo o conceito e alguns princípios norteadores do Programa. Dia 28/10 em São Paulo na FAU/USP será realizado o I Encontro Intermunicipal do Município que Educa. Já está confirmada a presença de mais de 30 municípios do Estado de São Paulo, mas quem tiver interesse na divulgação do Programa do IPF também poderá participar. O II Encontro Intermunicipal poderá ser no Nordeste e aqui em Natal. Estamos em processo de articulações institucionais. Então, como a Educação Física poderá se envolver e fazer uma presença marcante para uma Educação Cidadã?
http://redesocial.unifreire.org/municipio-que-educa
http://redesocial.unifreire.org/jsa/blog/integra-do-videochat-sobre-municipio-que-educa
Comentários
Por
Katia Brandão Cavalcanti
em 17 de Outubro de 2009 às 11:08.
ESCOLA QUE VALE A PENA
Olha que escola mais linda
Mais cheia de Graça
Repleta de vida que ganha a praça
No bairro, o encontro,
Que ensina a sonhar.
Mostra o bom resultado
Que já vale a pena
Do esforço dobrado
De muitas centenas
Pessoas tão lindas a se ajudar.
Há que aprender no caminho
Ah, não se iluda, insiste
Ah, a cidade resiste,
A cidade andava esquecida
Que também é nossa vida
Ah, se a gente conhece
O que nela passa
O povo todinho
“Se sente” e se abraça
E fica construindo
Um mundo educador
O que é uma forma de amor
O que é uma forma de amor.
Paulo Roberto Padilha (Instituto Paulo Freire)
Paródia de “Garota de Ipanema” de Tom Jobim
Por
Katia Brandão Cavalcanti
em 20 de Outubro de 2009 às 22:52.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO MUNICÍPIO QUE EDUCA
Estão abertas as inscrições para o curso Município que Educa: articulação em rede para gestão na perspectiva freiriana. Municípios que educam são resultado da ação de pessoas que acompanham e colaboram com a gestão dos municípios e com o conjunto da administração e do desenvolvimento local. O curso pretende contribuir com a formação dessas pessoas que, em rede, desejam se articular e agir para a transformação de seus municípios. Vinte vagas são oferecidas a pessoas com esse interesse.
Uma ação do Programa Município que Educa, o curso é gratuito e realizado totalmente a distância, pela Internet. O ambiente virtual Moodle foi escolhido para propiciar um processo dialógico, com discussão em fórum, videochat, leituras e atividades em grupo, como o exercício de planejamento coletivo para uma proposta de intervenção local. Na última semana do curso, parte das atividades será realizada nesta rede social.
Por meio da Internet, os (as) participantes dialogarão com os professores Paulo Roberto Padilha, doutor em Educação e um dos diretores do Instituto Paulo Freire, e Priscila Ramalho, mestre em estudos do desenvolvimento.
Por
Katia Brandão Cavalcanti
em 8 de Novembro de 2009 às 21:23.
Do Programa Município que Educa - Instituto Paulo Freire
..............................................................
Como criar espaços mais educadores?
“Companheiros/as da Rede Social Município que Educa
Nesta semana queremos discutir com vocês uma questão fundamental para um Município que Educa: a questão dos espaços da municipalidade que são potencialmente educadores.
Certamente, as aprendizagens de cidadania não acontecem apenas na escola, mas também nas associações comunitárias, esportivas e culturais, nos teatros, nas praças, nas ruas... Pense no lugar onde você vive: quais espaços são potencialmente educadores? Você tem alguma ideia para aproveitar melhor esse potencial? Conhece alguma experiência que poderia nos contar aqui?”
http://redesocial.unifreire.org/municipio-que-educa/como-criar-espacos-mais-educadores
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.