MUNICÍPIO QUE EDUCA

Paulo Roberto Padilha

Instituto Paulo Freire – São Paulo

 

Município que Educa é um novo conceito, que acabamos de criar, inspirado num amplo movimento histórico e emancipatório que se fortalece com a Constituição Federal brasileira de 1988, a partir da qual os municípios, instâncias dotadas de personalidade jurídica e que já possuíam certa autonomia administrativa e de serem organizados em órgãos políticos e administrativos, passam também a ter autonomia para criar os seus próprios sistemas municipais. Nas palavras de Moacir Gadotti, a partir desta Constituição Federal o município passa a se constituir “como espaço real de poder. […] que não é mais tratado como mero executor de decisões tomadas em outras instâncias do poder” (Gadotti, 2000b, p. 175), e deve funcionar em regime de colaboração com Estado e Governo Federal.

 

Município que Educa sugere que toda a municipalidade possa se articular em torno dos princípios da “educação cidadã” e da busca da “cidadania planetária”. Enquanto conceito, podemos dizer que Município que Educa significa a organização de pessoas e instituições a partir da base da comunidade/sociedade, para acompanhar e colaborar com o conjunto da administração e do desenvolvimento local sustentável, caracterizando-se por realizar abordagens multissetoriais com ênfase às ações articuladas, intersetoriais, participativas (democracia direta), representativas (democracia indireta), mas necessariamente adotando a ação educativa como fio condutor de todas as políticas do município – em andamento ou a serem propostas, desenvolvidas, avaliadas e acompanhadas com o conjunto da municipalidade. E seu foco é amplo e se volta para a garantia de direitos em toda a municipalidade, com base na observação permanente da gestão pública.

 

 

Observamos, ainda, que este conceito nasce da urgência social, cultural, econômica, ética, política e, principalmente, educacional, de articularmos e integrarmos projetos e programas em torno de uma nova arquitetura da gestão pública municipal..

 

(texto completo no link abaixo)

 

http://redesocial.unifreire.org/pedagogia-vivencial-humanescente/municipio-que-educa-educar-em-todos-os-cantos

 

* O Professor Paulo Roberto Padilha estará em Natal para participar de uma Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado da nossa Linha de Pesquisa Corporeidade e Educação no PPGEd/UFRN e fará uma palestra no dia 1º de outubro, às 9 horas, sobre o Programa Município que Educa, do Instituto Paulo Freire.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.