Será que a comunidade da Educação Física do RN aprendeu alguma lição importante durante o Fórum Internacional de Educação Olímpica ocorrido em Natal durante o mês de maio de 2009? Chegou a hora de colocar em prática projetos educacionais que valorizem o verdadeiro espírito olímpico.

Comentários

Por Raimundo Nonato de Souza
em 5 de Outubro de 2009 às 01:12.

Olá, professora. Sou imensamente orgulhoso de fazer parte desta comunidade e quero parabenizá-la pelos constantes e valiosos comentários que emite para os seus colegas. Não tive a oportunidade de está presente ao Fórum que se refere. No entanto, acredito que todos aqueles que desfrutaram dos conhecimentos nele contidos, não só estão ou estarão utilizando-os em suas práticas, mas, também, irão compartilhá-los com aqueles que não poderam está presentes ao evento.

Um forte abraço,

Professor Raimundo Nonato

Por Roberto Affonso Pimentel
em 5 de Outubro de 2009 às 10:31.

Professora,

Já que idealizou debate sobre o tema agora bastante pertinente, e uma vez que há interessados, peço que nos indique a fonte para estudarmos e debater juntos.

Roberto Pimentel.     

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 5 de Outubro de 2009 às 13:44.

Esporte: Educação, Arte e Ciência

Nossa sugestão é retomar a concepção original de Pierre de Coubertin. Mais do que se preocupar com estratégias para ensinar os fundamentos específicos de cada esporte, a perspectiva é trabalhar a cultura olímpica e os valores humanoa implicados. Arte não pode continuar sendo um apêndice dos eventos esportivos, mas algo presente no cotidiano da vivência esportiva. Música, poesia, literatura, pintura, escultura devem compor os cenários da obra de arte esportiva. A adjetivação olímpica deve ser relacionada à cidadania, própria da vida na cidade, inseparável da vida do sujeito que está envolvido com o esporte. É um ponto de partida histórico, filosófico, sociológico, estético e pedagógico.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.