Atualmente vários debates e discurssões de estudiosos da área de educação fisica têm como principal tema a desvalorização da mesma em seu âmbito escolar, principalmente quando se trata da opinião de seus proprios alunos. Vários autores colocam essa desvalorização como sendo causada pela falta de identidade da educação fisica escolar. A disciplina não mostra seus objetivos, fazendo com que os alunos não encarem a educação fisica com importancia na sua formação, onde ela não tem nenhum siginificado para os alunos.

A educação fisica hoje é encarada como um lazer nas escolas, onde os alunos não têm nenhuma obrigação de participa das aulas e os que participam fazem o que bem entendem, as aulas não são planejadas e ainda são passadas da mesma forma para todas as séries, sem usar nenhuma metodologia pensando no aspecto motor, cognitivo e social de cada serie, sem notar as dificuldades de cada aluno. As aulas de educação fisica dadas em muitas escolas do Brasil não tem nenhum sentido, elas não passam nenhuma informação para os alunos, não fazem nenhum sentido para realidade deles, fazendo que se torne cada vez menos importante na opinião dos proprios alunos. E o professor sem sombra de dúvida é o principal mediador entre a educação fisica escolar e sua desvalorização. O professor de educação fisica esta perdendo sua importância no âmbito escolar, ele não mostra comprometimento em suas aulas, cada vez menos busca encontra novos conhecimentos, acha muito mais facil tanto para ele, quanto para os alunos deixar eles fazerem o que quiserem, sendo assim não encontra-ra nenhuma resistência dos alunos, porque os mesmos poderão fazer o que bem entendem. Enquanto nós professores de educação fisica não mudarmos esse pensamento, essa forma de trabalha, vai ser impossivel conseguir mudar a opinão dos alunos e principalmente a opinião da propria escola e até mesmo dos professores das demais materias, porque nós professores de educação fisica estamos tão sem espaço que não somos esperados nem nas reuniões escolares, porque não temos o que apresentar, o que cobrar dos alunos. Essa mudança vai depender de novos profissionais comprometidos e com conhecimento para transforma uma nova educação fisica com objetivo, metodologia, conteudos, mostrando o seu devido valor.

Comentários

Por Mercia Maria de Oliveira
em 9 de Outubro de 2009 às 19:12.

Olá Ulisses!

Acredito que juntos, Educadores físicos e comunidade escolar em geral de mãos dadas podemos mudar e construir uma nova realidade, uma educação física que mostre o seu real significado e os saberes que estamos prontos a construir com os nossos alunos para o alcance de um mundo melhor, aprendendo com o jogo, com a brincadeira, com a dança, com as lutas, enfim com as práticas corporais que exercitamos em nossas aulas.

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 9 de Outubro de 2009 às 22:18.

Ulisses,

Penso que não é mais tão relevante continuar fotografando a Educação Física Escolar que nós não desejamos. Precisamos virar este jogo. Você ainda é jovem e não deve perder o seu entusiasmo com a mediocridade que está aí... Podemos pensar outras saídas. O nosso convite é para que possamos sonhar com uma escola onde o professor de Educação Física seja uma presença marcante e indispensável para a realização de todas as vivências disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares. Sempre pensei algo grande para a Educação Física. Quando ainda nos anos anos 80 defendi uma licenciatura em cinco anos como o exigido para a Psicologia ou Fisioterapia, era porque acreditava numa profissão que tinha um importante significado para a formação humana. Hoje, já se compreende que para tratar dos problemas de saúde temos que mudar o foco da doença para o doente, ou seja, para o ser humano. Para a prevenção, o raciocínio deve ser o mesmo, ou seja, sair da periferia, das atividades da cultura corporal para olhar o ser humano, a sua corporeidade. Esta mudança do olhar é fundamental. Insistir nos projetos de atividades corporais é prosseguir na fragmentação, no desrespeito ao ser humano. O projeto educacional é um projeto de vida e não de atividades. Se houver na escola respeito à vida, não haverá evasão nem de alunos e nem de professores.

Por Ulisses de Assis Franklin Gomes
em 30 de Outubro de 2009 às 19:05.

Obrigado por acreditarem  assim como eu, que ainda vamos mudar a educação fisica escolar para melhor!


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