Cevnautas de natal, boa oportunidade para reencontrar o Prof Reiner http://cev.org.br/qq/reiner . laercio

Esportes
Edição de quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Evento // Educação física é tema de palestra

Uma parceria entre Governo do Estado, Secretaria Estadual de Educação, Coordenadoria de Desporto e Universidade Federal, trará a Natal o renomado doutor Reiner Hildebrand, professor titular da Universidade de Braunschweig, na Alemanha. Com o Tema "Aspectos Teóricos Metodológicos da Educação Física Escolar", Reiner fará sua palestra no próximo dia 13, às 8h, no auditório da Emater- Centro Administrativo. O evento internancional será de grande importância para os professores de Educação Física Escolar do Ensino Básico. "É uma oportunidade que o Estado está vivenciando com a presença do Professor Reiner, enriquecendo nosso currículo enquanto educação física escolar e uma ótima oportunidade para os professores de educação física do quadro da educação, acadêmicos, professores técnicos, diretores de Escola, de vivenciar uma nova metodologia de ensino. O nosso compromisso vai ser continuar essa parceria com a UFRN e dar prosseguimento a esse novo olhar à Educação Física de nosso Estado", frisou o coordenador da Codesp, Osvaldo Neto.

FONTE: http://www.diariodenatal.com.br/2012/09/12/esportes7_0.php

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 14 de Setembro de 2012 às 16:12.

Há 29 anos o Doutor Reiner frequenta o Brasil ministrando em última instância, Metodologia, Pedagogia, Pedagogia do Treinamento etc., isto é, tudo sobre um mesmo tema que nos meus parcos conhecimentos poderia apelidar de Psicologia Pedagógica. Neste evento em Natal, "Aspectos Teóricos Metodológicos da Educação Física Escolar" e, programado para 2014, um seminário sobre “Reflexões didáticas críticas sobre o futebol nas aulas de educação física nas escolas”. Ufa! Ainda bem que o dinheiro vem do governo alemão, pois não se percebe mudanças no comportamento e atitudes para enfrentar e desenvolver o que ele parece estar pregando no deserto. Não há qualquer mudança nas universidades e escolas brasileiras no que tange aos aspectos temáticos abordados por ele. E as desculpas são as mesmas há algum tempo!

Peço ao coordenador da Codesp e aos demais de todo o País que visitem o blogue www.procrie.com.br/novosumario/ e encomendem uma avaliação do esforço e divulgação que venho realizando há cerca de dois anos sobre a importância de os professores adquirirem conhecimentos de Metodologia e Pedagogia, as principais ferramentas de sua profissão. Se permanecerem com as minúsculas informações que lhe são passadas na universidade, estarão estagnados em suas tarefas. Frequentar um curso, palestra ou seminário só enriquece o currículo, mas sentar-se, ler e estudar com atenção boas obras edifica o seu labor. A isto se denomina MERITOCRACIA.

Visitem o contributo que lhes apresento graciosamente para estudos e aprofundamento em http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/ . Só me faltam as aulas ou cursos presenciais. Mas no Brasil tudo é muito difícil e ninguém é profeta na própria terra. No entanto, a CBV - administração de Nuzman e Ary Graça - e Bernardinho (Rexona), foram os mais importantes compradores da ideia.       

Imagino que o Doutor Reiner levará mais um tanto de anos peregrinando pelo País até se esgotarem as reservas do DDAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, o que aliás, não é nada mau para ele. Quem não gostaria? Enquanto isto o tupiniquim finge que sabe tudo (enriquece o currículo) e os gestores educacionais, que proporcionaram um evento de nível internacional!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.