Aos professores de Educação Física do RN,

Precisamos divulgar os bons exemplos de projetos de Educação Física no RN. Como identificá-los? Vamos ampliar a nossa comunidade aqui no CEV trazendo mais um colega de profissão para participar das nossas reflexões?

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 2 de Outubro de 2009 às 10:25.

Professor Kátia

Parabéns pela iniciativa de congregar mais e mais adeptos e novos professores para debates e reflexões. Ainda que não seja do Estado do Rio Grande do Norte, peço permissão a todos vocês para acompanhá-los e conhecer melhor suas virtudes e aspirações. Se algum dia puder somar algo, estarei por perto.

Roberto Pimentel.

Por Sonia Cristina Ferreira Maia
em 9 de Outubro de 2009 às 16:06.

Katia

No Estado do RN tem trabalho bons e aula inovadoras que poderiam servir de exemplo para todos. Como por exemplo a turma de Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros e outros que poderiam se manifestar para começar a socialização dos trabalhos. 

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 9 de Outubro de 2009 às 22:38.

Sonia e Roberto,

Depois do recente CONBRACE em Salvador, ficou bastante evidente que não existe nenhuma teoria de Educação Física "suficientemente boa" para orientar o planejamento e a realização da sua tarefa educativa na escola. No entanto, sabemos que existe bons exemplos de prática de Educação Física nas escolas que precisam ser reconhecidas pelos estudiosos da área. O trabalho de João Batista Freire em Santa Catarina tem caminhado por aí. Quando falamos da necessidade de identificar esses projetos estamos procurando valorizar esses profissionais e divulgar tais realizações no formato mais acadêmico em eventos científicos e revistas especializadas. A pesquisa e a pós-graduação devem dialogar mais com esta realidade.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 10 de Outubro de 2009 às 17:58.

Professora Kátia,

Venho acompanhando e tenho participado intensamente de várias comunidades do CEV há algum tempo exatamente para conhecer as necessidades e dificuldades do professor na escola. Já tentei fazê-lo até no corpo a corpo e nada consegui. Já estive com reitores, secretários e prefeitos, já remeti projetos e nada adiantou. Há pouco, foi a vez de Maceió: remeti o projeto, currículo e não obtive qualquer resposta relativa à possibilidade de mostrar em curso as minhas ideias (Ver comunidade/Educação Física em Alagoas e tb. Voleibol). Sinto-me cansado de debates teóricos, na maioria estéreis, que não evoluem. Estou demasiadamente desiludido com o ensino universitário no País. E, pelo que tenho lido na imprensa, está um caos. O que fazer em favor do ensino, se quem tem a responsabilidade e missão de formar novos professores permanece inerte e incapaz? Por este motivo, estou escrevendo minhas PRÁTICAS metodológicas de forma didática para quem se interessar se manifestar.

São ações e comportamentos  utilizados ao longo de minha vida. São poucos, reconheço, mas tenho absoluta certeza de sua QUALIDADE, referenciada por algumas personalidades esportivas no Brasil: Carlos Arthur Nuzman (COB), Ary da Silva Graça Filho (CBV), Arlindo Lopes Corrêa (ex-presidente do MOBRAL) e Bernardo Rezende, o Bernardinho.  E pelo que tenho lido e pesquisado em livros, tenho encontrado respaldo teórico nos já falecidos Jean Le Boulch, Vygotsky, George Pólya (este um matemático húngaro), além de David Wood, que acredito ainda viva. 

Se tiver paciência comigo, poderá a pouco e pouco acompanhar-me no endereço: www.robertoapimentel.blogspot.com  Confesso que estou "apanhando" um pouco no aprendizado eletrônico, mas creio que na área pedagógica não há queixas contra mim, pelo contrário. Não conheço quem não tenha apreciado minhas aulas. Estarei ávido pelos comentários e receptivo às críticas, sempre bem vindas. Mais um pouco e terei um espaço no site português que só trata de voleibol: www.sovolei.com  Dele participo também me inteirando da realidade do esporte em Portugal e, agora, opinando sobre o ensino desportivo nas escolas e nos clubes.

Embora não seja potiguar - sou fluminense, de Niterói - admiro o Estado e sua gente. Se me permitir estarei ao seu lado em mais essa missão junto aos seus jovens e talentosos discípulos. E, quem sabe, apareça por aí para um passeio de camelo e pelas dunas. Aliás, a melhor lagosta na brasa que comi foi na Praia de Ponta Negra há muitos anos.

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 11 de Outubro de 2009 às 07:29.

Roberto,

Agradecemos imensamente a sua disponibilidade para compartilhar conosco este projeto para o reencantamento da Educação Física. No próximo ano, a SBPC será realizada aqui em Natal e a nossa BACOR/UFRN completará 15 anos de intensa atividade acadêmica. Teremos muitos motivos para celebrar com ideias criativas. Um grande abraço, Katia.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.