Pessoal, a Educação Física está mobilizada para a Reunião da SBPC em Mossoró? Laércio

1. Abertas as inscrições para Reunião Regional da SBPC em Mossoró (RN)
   
Encontro, que acontece em abril, discutirá o desenvolvimento da ciência no semiárido e sua aplicação para solucionar problemas crônicos

Estão abertas as inscrições para a Reunião Regional da SBPC em Mossoró (RN), que será realizada de 14 a 16 de abril nas instalações da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com o tema "Água e Desenvolvimento no Semiárido".

Dirigido para gestores de ciência e tecnologia, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas, o evento abordará questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do semiárido.

"A Reunião Regional da SBPC discutirá o desenvolvimento da ciência no semiárido e sua aplicação para solucionar problemas crônicos, a exemplo da captação, armazenamento e uso racional da água", afirma o presidente da entidade, Marco Antonio Raupp. "Mas também apresentará as janelas de oportunidades que a ciência pode proporcionar para o desenvolvimento da região", acrescenta.

Programação

Durante a reunião serão realizadas 26 conferências e mesas-redondas com a participação de pesquisadores renomados. Além de assuntos polêmicos como transposição do Rio São Francisco e exploração de petróleo na região, serão abordados temas como biotecnologia, tecnologias sociais, biocombustíveis e fitoterápicos.

Paralelamente serão realizados 50 minicursos, voltados principalmente para a formação complementar de professores de educação básica (ensino fundamental e médio). Os temas serão bem diversos e abrangerão desde didática em sala de aula até assuntos específicos, como a biodiversidade de invertebrados em manguezais do semiárido. O evento contará ainda com uma programação voltada para estudantes do ensino básico - a SBPC Mirim.

 Inscrições

A Reunião Regional da SBPC em Mossoró é gratuita e aberta ao público em geral. A inscrição, mediante pagamento de taxa de R$ 15, é exigida apenas para aqueles que querem participar de um minicurso. Os inscritos também têm direito de receber a programação impressa e o certificado de participação no evento. Mais informações:  http://www.sbpcnet.org.br/mossoro

Sobre o semiárido


O semiárido brasileiro, com quase um milhão de quilômetros quadrados, abrangendo oito estados do Nordeste e o Norte de Minas Gerais, tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos mais baixos do Brasil. Com cerca de 22 milhões de habitantes - metade deles vivendo na área rural - possui condições geoclimáticas adversas: chuvas abaixo de 800 ml por ano, alta taxa de evapotranspiração e um subsolo composto na maior parte por rochas cristalinas, que dificultam a formação de aquíferos.

A prática de uma atividade agropecuária insustentável está intensificando a desertificação do solo. Hoje, 10% da área do semiárido apresentam processos graves de desertificação. Por outro lado, o bioma caatinga, predominante no ecossistema da região e riquíssimo em diversidade, oferece uma janela de oportunidade econômica e social, mas é necessário estudá-lo melhor para sua correta exploração.

Algumas regiões já estão apostando nas peculiaridades do semiárido, e conseguindo tirar vantagens de onde só se via adversidades. Estão apostando em plantas e animais adaptados. É o caso de Cariri (PB), que se tornou o maior produtor de leite de cabra do Brasil. Ou de Petrolina (PE), que se consolidou como pólo produtor e exportador de frutas tropicais, e já é o segundo centro vinícola do Brasil.

(Assessoria de Imprensa da SBPC)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.