JC e-mail 3803, de 13 de Julho de 2009.
   
3. UFRN sediará Reunião Anual da SBPC em 2010
    
Projeto da federal do Rio Grande do Norte foi aprovado por unanimidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte sediará a 62ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá em julho de 2010. O reitor Ivonildo Rêgo esteve em Manaus, neste sábado, dia 11, onde apresentou ao Conselho Deliberativo da SBPC a proposta da UFRN para sediar o evento, aprovada por unanimidade. No projeto foram detalhadas as potencialidades da instituição, bem como do Rio Grande do Norte.

A reunião da SBPC se configura como um evento de envergadura internacional, que tem um importante histórico para a ciência brasileira.

A pró-reitora de Pesquisa da UFRN, Maria Bernardete Cordeiro de Sousa, afirma que sediar um evento desse porte leva visibilidade para a instituição. Também permite a divulgação das ações desenvolvidas na Universidade, além de compartilhar, com as outras instituições de pesquisa do Estado, suas atividades de maneira mais próxima.

A UFRN concorreu com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), considerada também uma forte candidata. Segundo a pró-reitora Maria Bernardete, a UFRN e a cidade de Natal têm perfis favoráveis para sediar o evento, do ponto de vista da infra-estrutura, rede hoteleira, projeção regional e nacional da Universidade, assim como as pesquisas desenvolvidas no Rio Grande do Norte, que se configuram em todas as áreas do conhecimento.

Sem contar que, em 1998, a UFRN sediou os 50 anos da SBPC, edição considerada de grande sucesso pela organização e pelos participantes do evento.

Ainda esta semana, a universidade deverá instituir uma comissão para organização geral deste evento, que reúne cerca de 15 mil pessoas e requer tempo para ser estruturada.

A UFRN tem atualmente 180 grupos de pesquisas em todas as áreas do conhecimento e 66 cursos de pós-graduação, indicadores que demonstram uma base consolidada no âmbito da pesquisa científica. Outro critério importante para a escolha foram os apoios à proposta: a instituição contará com a colaboração do Governo do Estado, Ufersa, Fiern, Sebrae e Fundações de Pesquisas.

A 61ª edição da Reunião Anual da SBPC acontece na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. O evento começou neste domingo, dia 12, e vai até o dia 17, e tem por objetivo divulgar para toda sociedade a produção científica feita nas universidades e nos institutos de pesquisas brasileiros.
(Assessoria de Comunicação de UFRN)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.