Cevnautas do RS, está todo mundo mobilizado para a SNCT? http://semanact.mct.gov.br/  Laercio

Daiane dos Santos participará da SNCT no Rio Grande do Sul
    
Ex-ginasta fará palestra de abertura do evento sobre "Ciência, saúde e esporte"

A ex-ginasta Daiane dos Santos participará das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), a campeã mundial aceitou o convite para palestrar na abertura do evento no estado na cidade de Canoas, no dia 18 de outubro, a ser realizada no Centro Universitário La Salle (Unilasalle). A ex-atleta confirmou a presença durante reunião realizada com o secretário Cleber Prodanov, nesta quarta-feira (11).

Daiane é símbolo da campanha de divulgação da SNCT 2013, que traz como tema neste ano "Ciência, saúde e esporte". Além dela, o ex-jogador de vôlei e campeão de olímpico Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão, estará presente.

Apesar de a abertura oficial ter sido programada para o dia 18, uma sexta-feira, as atividades no estado - que adotou o nome Semana Estadual de Ciência e Tecnologia - acontecem do dia 21 ao 25.

Para o período, as instituições de ensino participantes organizam palestras, encontros e seminários que buscam fomentar o estudo e o debate sobre os temas ligados à inovação. O objetivo da organização é popularizar o tema da ciência e da tecnologia, destacando a importância para a vida da sociedade e para o desenvolvimento regional, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas cientificas tecnológicas e suas aplicações.

Na edição do ano passado, a semana superou as expectativas da organização estadual, quando foram realizados 453 eventos em 37 cidades, com o envolvimento de 41 instituições. Em 2011, foram registradas 249 ações em 32 municípios.

Sobre a semana nacional

A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação nacional da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. A finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

Em sua trajetória, o evento tem registrado participação crescente de instituições de pesquisa, de ensino e municípios. Em 2012, foram contabilizadas no próprio site do evento mais de 28 mil atividades - um recorde de ações e também de participação, com o envolvimento de 911 instituições espalhadas por 722 cidades brasileiras.

Como acontece a cada ano, as ações são promovidas em torno de um tema de importância social. A temática dessa décima edição está em sintonia com os grandes eventos esportivos realizados ou previstos para acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O trinômio ciência, saúde e esporte é representado no material de divulgação com a fotografia de um salto de alta de performance de Daiane Santos, sobreposta à imagem do homem vitruviano - conceito de proporções perfeitas - ilustrado pelo artista renascentista italiano Leonardo da Vinci.

(Denise Coelho / Ascom do MCTI)

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.