Saiu no Jornal O Globo deste domingo (11-10-2009)

Na cidade-sede dos Jogos Olímpicos, 45% das escolas públicas não têm sequer uma quadra de esportes

RIO - Professor de educação física da Escola Municipal Christiano Hamann, na Gávea, Rodrigo France transformou-se em especialista do improviso. Como o colégio só tem um pequeno corredor para a prática de esportes, o futebol tem no máximo três jogadores de cada lado. A rede de vôlei fica amarrada em canos e, quando algum aluno exagera na força, é torcer para o vizinho estar de bom humor e devolver a bola. O caso reflete a realidade de 2009 da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016: dos 1.781 colégios públicos de ensino básico do Rio, 803 (45%) sequer têm uma quadra de esportes, segundo dados do Censo Escolar de 2008 do Ministério da Educação. No estado, a situação é ainda pior: das 6.570 unidades, 3.871 (58,4%) não possuem instalações esportivas.

- Na capital, se muitas escolas não têm instalações esportivas, outras apresentam quadras com piso ruim, poste de vôlei enferrujado ou então falta uma cobertura. Tudo isso leva a um desperdício de talentos imenso, se levarmos em conta o esporte de alto rendimento. Mas a educação física na escola precisa de mais espaço para cumprir sobretudo seus objetivos pedagógicos. Num exercício, a criança que não consegue mudar de direção do lado direito para o esquerdo vai ter um reflexo negativo na hora de identificar letras, de diferenciar o "p" e o "b", por exemplo - afirma Sérgio Tavares, professor de educação física da Universidade Castelo Branco, que, após pedido do Tribunal de Contas do Município (TCM) ao Conselho Regional de Educação Física, coordenou uma proposta de manual para a avaliação das aulas de educação física escolar no Rio.

Leia a íntegra desta reportagem no Globo Digital

Se faltam instalações nas escolas, o que há fora delas também parece longe do ideal. Dados levantados pelo gabinete da vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), no Plano Plurianual da prefeitura enviado à Câmara, mostram que a Secretaria de Esportes só atende atualmente 8,8% dos alunos matriculados na rede municipal de ensino com atividades em vilas olímpicas e outros espaços. A proposta é chegar a 2013 com 13,5%. E mais: uma auditoria feita pelo TCM, no fim do ano passado, constatou "falhas estruturais e de controle" naquele que já foi o principal projeto de parceria entre a Secretaria de Esportes e as escolas, o Mel. Somente de 2004 a 2008, o programa, já extinto, consumiu cerca de R$ 60 milhões, em convênios assinadas com ONGs sem processo licitatório.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.