O tal Osório diz que o orçamento do Pan mudou porque o projeto mudou.
Que a culpa foi das instalações olímpicas, re-projetas pensando nos Jogos Olímpicos.

Tá. Sei. Alguém sabe me dizer o que mudou do projeto original para o executado no Pan2007?

Aliás... seria legal montar por aqui um Debate e/ou Tema para cada tópico do projeto para as Olímpiadas 2016. E acompanhar. Que tal?
Ao final, vamos ter o que foi, o que não foi... e o que foi a um custo muito superior ao projetado.
Uma oportunidade para registrar essas supostas mudanças de projetos...

Comitê organizador Rio-2016 garante que até o cafezinho vai ser fiscalizado
Secretário geral, Osório explica o porquê do aumento do orçamento do Pan-2007 e confirma mudança da sede do COB para o futuro ‘Porto Maravilha’
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Olimpiadas/0,,MUL1331161-17698,00.html

O secretário geral do Comitê Organizador Rio-2016, Carlos Roberto Osório, garantiu, nesta terça-feira, em entrevista ao RJTV, que o orçamento dos Jogos Olímpicos foi feito com muito cuidado e que tudo será fiscalizado. Perguntado por um internauta se até o dinheiro do cafezinho entrará nessa lista, ele afirmou que haverá transparência em todas as contas. Clique ao lado e assista!

- Tudo será fiscalizado. Os três níveis do governo e o comitê organizador têm compromisso com a transparência. As garantias de que tudo será feito já foram dadas ao COI. O Rio de Janeiro, para chegar à final com condições de vitória, teve que dar as garantias: o que vai ser feito, quanto custa, quando a obra começa e quando termina. Existe um plano que agora tem que ser executado – disse, lembrando que o Comitê Olímpico Internacional (COI) virá ao Brasil em novembro – Será uma reunião de transferência de conhecimento e de ajuste de cronograma. Vão dar uma analisada geral e falar: “mãos à obra”.

Osório explicou sobre o orçamento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que pulou de R$ 800 milhões para R$ 3,5 bilhões.

- O orçamento do Pan mudou porque o projeto mudou. Os três níveis do governo decidiram aproveitar o Pan para fazer instalações olímpicas pensando nos Jogos Olímpicos. É claro que um projeto de 10.000 mil lugares não pode custar o mesmo de um de 45.000. A vitória do Rio para 2016 provou que o investimento compensou. Há dois orçamentos: um para a organização dos Jogos e um para infraestrutura para a cidade poder receber os Jogos - que fica de legado para a cidade. O orçamento dos Jogos foi feito com muito cuidado. Aprendemos com edições passadas de outras sedes olímpicas e a própria experiência do Pan nos mostrou que não podemos brincar.

Sobre o legado que os Jogos de 2016 deixarão para a cidade, Osório destacou o Sambódromo e a região portuária. Esta última receberá a nova sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que hoje fica em um prédio na Barra da Tijuca, na zona oeste, região que concentrará a maior parte das competições. Segundo ele, a diferença do projeto de 2012 para o de 2016 foi a descentralização dos Jogos na Barra, levando-os também para Deodoro, Maracanã, centro da cidade e zona sul.

- Todas as regiões da cidade serão beneficiadas com os Jogos. A novidade do Sambódromo veio do exemplo de Atenas-2004, que fez a largada e a chegada da maratona e o tiro com arco em uma região antiga da cidade. O sambódromo tem um projeto original que terá oportunidade de ser aproveitado. Aquela região, o coração do Rio, e o carnaval do Rio vão ganhar o um legado extraordinário. O prefeito Eduardo Paes fez a proposta para levarmos nossas instalações para o novo porto, o “Porto Maravilha”, que será um dos pontos altos da cidade.

Comentários

Por Adriano Pires de Campos
em 7 de Outubro de 2009 às 19:23.

Pessoal,

Mostrar que outras cidades estouraram seus orçamentos não é motivo para estouramos o nosso. É muito bem vindo esse tópico tema da fiscalização. Falando nisso, o Ministério Público já criou um grupo para fiscalizar o Rio 2016: http://esporte.uol.com.br/ultimas/2009/10/07/ult58u1824.jhtm

Por Alvaro Ribeiro
em 8 de Outubro de 2009 às 00:57.

Jura ? Alguém disse que era motivo ? Você acabou de arrombar uma porta aberta.

Por András Vörös
em 6 de Outubro de 2009 às 18:26.

Caros Amigos:

estou muito feliz pela possibilidade de acompanhar o projeto , a prestação de contas e toda a transparência dos vindouros JO2016.

Falando nisso: onde está mesmo o projeto para ser acessado? na página do COB?

onde está o Estatuto do COB?

onde está o Regimento Interno do COB?

Transparência começa pela facilidade de se acessar informações !!!!!!

Aproveito para perguntar quando teremos eleições para a Presidência do COB?

Abraços,

sem bolas no Maranhão !!!!!!!

e em muitos outros lugares pelo país.

Por Alexandre Moreno Castellani
em 6 de Outubro de 2009 às 18:38.

Procurei no Google por Rio2016 e cliquei no primeiro item:
http://www.rio2016.org.br/

No menu, cliquei em "conheça o projeto" e na página que se abriu, escolhi "sumário executivo":
http://www.rio2016.org.br/sumarioexecutivo/

Estou baixando o PDF. Vou ver se coloco aqui no CEV também...
Abs

Por Alvaro Ribeiro
em 7 de Outubro de 2009 às 15:34.

Sobre aquela discussao da cevcafe, seria um erro pensar que o cuidado com o dinheiro (publico ou privado) alocado para a realizaçao de Jogos de grande magnitude (campeonatos mundiais, Jogos Panamericanos, Olimpicos etc) deveria ser especial preocupaçao dos brasileiros. 

A proposito :

Olympic village $131m over budget: report
Vancouver’s Olympic Village is at least $131-million over budget and it’s unclear how much the city might lose when the $1-billion project is eventually sold
Published: Wednesday, October 07, 2009 
Canwest News Service 
http://www.nationalpost.com/todays-paper/story.html?id=2073520

Por Adriano Pires de Campos
em 8 de Outubro de 2009 às 12:06.

Alvaro,

Entendi o que você quis mostrar com o exemplo de Vancouver, é mais um importante fato que se soma à discussão. Obviamente, não quis dizer você estava dando munição aos bandidos. Você tem razão quando diz que ressaltei algo já sabido, mas muitos dirigentes esportivos e governos precisam ouvir o óbvio incontáveis vezes. Por exemplo, quando dirigentes do Pan 2007 afirmam que os gastos aumentaram porque o projeto mudou, simplificam situações que não são tão simples assim de serem explicadas.

No site do Tribunal de Contas da União, encontra-se notícia atualizada (junho de 2009), sobre o superfaturamento nos serviços da Vila Pan Americana. É trágico-cômico ler uma das breves constatações do TCU, como:

 Vila do Pan teve superfaturamento, diz TCU 
O Tribunal de Contas da União comprovou superfaturamento superior a dois milhões de reais na Vila do Pan, que funcionou durante os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. A Vila hospedava os atletas e as equipes técnicas participantes. O TCU percebeu o superfaturamento em diversos serviços. Por exemplo, na instalação dos aparelhos de ar-condicionado, que demorariam no máximo cinco horas, foram cobradas mais de trinta horas de trabalho na instalação. Outro achado do TCU foi na montagem das cadeiras da Vila. A própria fábrica informou que bastariam cinco minutos. Mas o Consórcio cobrou mais de cinco horas de trabalho para montar cada uma das sete mil cadeiras. Até o selo de qualidade dos colchões foi cobrado irregularmente. Os responsáveis pela devolução dos mais de dois milhões de reais são os membros da comissão de licitação do Ministério do Esporte, e também os dirigentes do consórcio Inter-americano de empresas, que venceu a licitação.    
Criador: EMERSONDB Data de Publicação: 12/06/2009 17:14

Essa notícia posde se encontrada numa busca no site do TCU: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/pesquisa_avancada 

Também se abre em uma janela no endereço http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/mensagens/detalhes_documento?siteid=35&masterthingid=1522211&thingid=1522212

Não estou acompanhando a defesa do caso, parece que ainda não houve um desfecho quanto à análise das contas do Pan. Se alguém tiver informações, por favor, envie-nos.

Por Alexandre Moreno Castellani
em 8 de Outubro de 2009 às 15:07.

Olha só:

Rio lança site para fiscalização da Olimpíada
Iniciativa da prefeitura carioca visa dar transparência aos gastos com os Jogos de 2016

A partir de hoje (8/7) a população poderá acompanhar pela internet o cronograma dos projetos e os gastos com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A prefeitura carioca lançou o site Transparência Olímpica, que apresenta a descrição e a legislação correlata dos projetos dos Jogos e permite o monitoramento das obras e programas. O dossiê da candidatura também está no site.

As competições da Olimpíada acontecerão em quatro regiões da cidade: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã. Estas áreas receberão investimentos das três esferas de governo – municipal, estadual e federal. Segundo a prefeitura carioca, a intenção é também colocar no site os repasses estaduais e federais.

O gerenciamento dos dados do site ficará a cargo do Comitê Organizador Rio 2016.

http://www.transparenciaolimpica.com.br/

Por Adriano Pires de Campos
em 8 de Outubro de 2009 às 15:32.

Começamos bem então, é essencial um site como esse! Com tantas organizações e pessoas exigindo transparência, acho difícil a organização do Rio 2016 cometer os mesmos "deslizes" de 2007. Parece que está surgindo a Olimpíada da transparência... isso sim seria um gigantesco legado para o Brasil.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.