No meu artigo "Tarefas para o Brasil olímpico" disse que um dos motivos para a escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016 tinha caráter sentimental. Hoje o jornal EL PAIS publicou matéria, assinada por Juan Arias alegando o mesmo motivo: a alegria dos brasileiros. Acho que de tanto ouvirmos que somos felizes, um dia vamos acabar acreditando. "O fato de o Rio de Janeiro ter ganhado a disputa para hospedar os Jogos Olímpicos de 2016, deixando para trás cidades de grande prestígio como Madri, Chicago e Tóquio, já foi analisado de todas as formas. Tudo foi dito. Que a América do Sul já merecia uma Olimpíada. E é verdade. Que o Brasil é hoje a potência econômica emergente da região. Também é verdade, assim como que boa parte da vitória se deveu à enorme popularidade mundial do carismático ex-metalúrgico e hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E com ele a atuação do deus do futebol, Pelé, e do mago carioca Paulo Coelho, que soube ganhar a simpatia das mulheres dos delegados do Comitê Olímpico Internacional (COI), as quais convidou para jantar em um restaurante em Copenhague, em um clima de felicidade brasileira. Ou terão sido só as imagens das belezas únicas da mágica cidade carioca? Também, mas não só.

Existe outro elemento pouco destacado, que é a vocação inata do Brasil e dos brasileiros para a felicidade, que acaba se irradiando internacionalmente, contagiando o mundo."
Para ler na íntegra:  http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2009/10/14/ult581u3555.jhtm

Comentários

Por Alexandre Moreno Castellani
em 14 de Outubro de 2009 às 17:16.

é tão difícil assim explicar o Rio 2016? rs

enfim... é bom ver o Brasil ser bem falado lá fora. certamente, tem gente cortando os pulsos aqui dentro. ;-)

Por João Batista Freire
em 15 de Outubro de 2009 às 10:55.

Carta aos senhores governadores

Senhores governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e demais simpatizantes da ideia: fiquei tão entusiasmado com vossas decisões de proibir o fumo em ambientes coletivos fechados, que resolvi sugerir que a lei seja extensiva a outros hábitos altamente danosos, tanto para quem os pratica, como para quem transita nesses ambientes sem praticá-los. Sugiro que Vossas Senhorias proíbam, em ambientes fechados, a prática da corrupção. Além das obras públicas atualmente em andamento, teremos, em breve, as obras da Copa do Mundo de 2014 e, em seguida, as das Olimpíadas de 2016. Certamente os corruptos estão, mais que nunca, excitados com esses eventos. Durante a organização e realização deles, a portas fechadas praticarão o hábito mais corrosivo já registrado na sociedade brasileira, quase tão ruim quanto fumar. Ah, e antes que eu me esqueça, se for possível proibir o moralismo, essa praga, façam-no.

ps: não sou fumante.

Por Luiz Claudio Biato Portugal
em 7 de Novembro de 2009 às 19:06.

Acho que devemos valorizar muito esta conquista, sempre se falou de desorganização, falta de planejamento, falta de incentivo, etc. em relação ao esporte; porém, neste ato, chamado CANDIDATURA RIO 2016, muita coisa boa foi feita por nossos dirigentes, políticos, etc.

Como disse o amigo anteriormente, muita gente boa daqui restou inconformada e só não rasgou os pulsos e morreu porque coisa ruim não morre fácil, ainda bem que não veio também para esta comunidade; assim sendo, fora os derrotistas sempre de plantão, os eternos críticos do RJ, acho que agora devemos trabalhar para que tudo de certo na RIO 2016, bom teste serão os Jogos Militares de 2001.

Espero que esta comunidade tenha sempre boas notícias e que tudo de certo.

Grande abraço em todos


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.