Essa matéria tava na gaveta do Info Online, esperando pela vitória brasileira.
Faltou explorar o fato de que antes, tem uma Copa do Mundo. E por isso, a infra tem que ser projetada para 2016 e... 2014.

Olimpíadas vão puxar investimentos em TI
Felipe Zmoginski, de INFO Online
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/olimpiadas-vao-puxar-investimentos-em-ti-02102009-36.shl?2

A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 deve puxar fortemente os investimentos públicos e privados em telecomunicações.

Ao lado de gastos em transportes (ampliação do metrô e trens urbanos) e construção civil (obras em estádios, ginásios e construção de novos hotéis), o setor telecom é o que mais recebe atenção no programa de candidatura apresentado pelo Rio ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Entre os compromissos que a cidade assumiu para sediar a competição estão a construção de uma rede pública Wi-Fi que cubra toda a área urbana da capital fluminense – como aconteceu em Pequim em 2008 - e a ampliação da infraestrutura de telefonia fixa e móvel da cidade.

Segundo Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, os investimentos públicos devem puxar o crescimento da indústria de telecomunicações no Rio de Janeiro, mas o executivo vê também gastos pesados de agentes privados.

"Se você pensar no projeto da rede Wi-Fi, isto certamente é uma iniciativa que terá patrocínio do poder público, que deverá arcar com a compra dos equipamentos e manutenção da rede. Mas um evento como as Olimpíadas atrai também o interesse das companhias privadas, que devem ampliar a capacidade de suas redes móveis, backbone para conexão internacional e infraestrutura de telefonia fixa", diz Tude.

Em eventos deste tipo, empresas de telecomunicações ampliam a venda de seus serviços para além do mercado interno, atendendo também companhias de mídia estrangeira que vão cobrir os jogos, turistas estrangeiros e as delegações de altetas.

"A principal dificuldade de planejar investimentos nesse setor é a velocidade de mudança nos padrões tecnológicos. As redes 3G que conhecemos hoje, por exemplo, não deverão existir em 2016. Um cenário provável é que as teles precisem construir redes no padrão LTE (também conhecido por 4G), que têm muito mais capacidade de tráfego de dados e são, provavelmente, o padrão que predominará à época dos jogos", analisa o executivo.

Outra preocupação que os projetos de TI para os Jogos do Rio devem ter é como racionalizar os investimentos para que eles sejam adequados para a demanda no mês das Olimpíadas e viáveis para exploração comercial após o fim dos jogos.

"Quando as novas redes estiverem prontas e em funcionamento elas deverão prever uma capacidade adicional para operar exclusivamente nos jogos. Afinal, após o evento, as redes devem ter uma queda no fluxo de dados e os investidores terão um mercado menor para explorar o retorno de seu investimento", diz Tude.

Dois anos antes das Olimpíadas, a cidade do Rio sediará um dos grupos da Copa do Mundo de 2014 e será quase certamente o palco da final da competição.

"A Copa será uma boa prova para as redes de telecomunicações do Rio", acredita o presidente da Teleco.

Comentários

Por Loyana Souza
em 2 de Outubro de 2009 às 21:39.

Gostaría de saber qual investimento no esporte amador e escolar será realizado. Não adianta falar de projeto disso ou daquilo que as prefeituras e governos estaduais realizam, mais sim uma política que leve a sério o esporte de rendimento como perspectiva futura para crianças e adolescentes

Por András Vörös
em 3 de Outubro de 2009 às 21:28.

Parabéns professora Loyana !!!!!

Muito clara a sua colocação. É de uma professora comprometida com a verdadeira Educação Física, que trabalha na base e sofre o abandono oficial.

A pergunta que não quer calar: se não investiram em esporte antes, vão investir agora?

Não se criou uma cultura esportiva e competitiva, ela vai brotar do pré-sal?

Na globo, hoje, (03out), o JN afirmou que vão garimpar os atletas olímpicos até 2016 !!!!!!

rsrsrsrsrsrsrs !!!!!!

Por que será que não investiram formar em talentos , para apenas ter que peneirar?

Como disse o gurú: "vai faltar bola no Maranhão" !!!!!!!!!

Por Adinã Fernandes Leme
em 3 de Outubro de 2009 às 22:25.

Tambem gostei da escolha das Olimpiadas para Rio de Janeiro, aprovo porque quero acreditar de que muito será investido na formação do profissional de Educação Fisica como tambem na formação de atletas de alto rendimento, mas não podemos esquecer que para criação do atleta de alto rendimento, tambem esta a iniciação, seja ela puramente da ratica esportiva ou pela educação fisica escolar simplesmente.

É triste reconhecer, mas é fato. Lembramos sempre do esportes como um todo, apenas em periodo das grandes competições, como o Pan, Olimpiadas e Copa do Mundo. O grande diferencial desta ves é que estas competições serão realizadas aqui no nosso "quintal", no nosso Pais, portanto, teremos que mostrar ao mundo que, alem de termos a beleza natural, tambem temos estruturas para a formaçao do novo atleta.

Resta saber, como será estas distribuições, pelo Brasil afora, como serão elaborados os projetos, e como sera a maneira de analisar os pleitos aprovados para realizações dos programas desportivos.

Eu como responsavel da area desportiva do meu municipio, fico na expectativa de que apareça cada vez mais, projetos inclusivos desportivos que tenha realmente comprometimento no trabalho da formação do individuo e do atleta.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.