Alguém sabe por que a mídia, e, aparentemente, o COB "abandonaram" o projeto de incluir o Futebol de Praia e o Futsal nos Jogos Olímpicos?! Seria alguma briga política com a FIFA?! Não seria um bom momento pleitear a entrada desses esportes já que a FIFA quer fazer dos Jogos Olímpicos mais um sub-20? Rugby e Golfe?! Alguém conhece um chinês bom de golfe ou um bom time de rugby?! No site do PGAtour tem até Argentino, mas NENHUM Chinês... Alguém já viu alguma lista, alguma amostragem de pessoas que não exista um CHINÊS?! Seria o projeto "vamos dar o troco nos chineses"? Que legitimidade - eles detêm o poder - possuem esses dirigentes da FIFA para deliberarem sobre o "destino do futebol" nas Olimpíadas. E se houvesse um plebiscito internacional, ou uma pesquisa, será que o resultado seria o mesmo?! Querem proteger o interesse econômico de quem, de quê?! Da Copa? Dos Clubes...? Ou deles mesmos?! Haveria a possibilidade de colocar o Futsal ou o Futebol de Praia como modalidades de exibição?! Abraços

Comentários

Por Luiz Claudio Biato Portugal
em 16 de Outubro de 2009 às 23:07.

O GOLF vem dia a dia ganhando muito espaço nos projetos, principalmente imobiliários, no mundo todo; fazem um condomínio de luxo e a parte que sobra do terreno é "aproveitada" com um campo de Golf que pode ter várias medidas. Dá status, glamour, requinte, etc. aos empreendimentos e associa o local ao esporte, a liberdade, etc.

Por incrível que pareça, nos últimos jogos na China ao invés dos chineses escolherem como esporte nacional o tradicional Kung Fu para representar o país (os australianos nos jogos anteriores escolheram a DANÇA DE SALÃO), por influência "$" de investidores, interesses políticos, etc. escolheram o Golf.

Incrível né, o Golf representando o "povo" chines.

No caso do Rugby existe o interesse americano de expandir seu esporte, em vários países da europa já existe o Campeonato de Rugby; assim sendo, se existe o interesse de poderosos, influência política e muito dinheiro envolvido fica difícil se dizer "não" a tais idéias;

De certo que em 2016 escolheremos o FUTSAL para representar o Brasil, ou talvez quem sabe uma outra grande idéia surgirá.

Abraço em todos

Por Adinã Fernandes Leme
em 17 de Dezembro de 2009 às 22:35.

Marcos Fernandes, acredito que o pleito para o FUTSAL acontecerá nas olimpiadas de 2014, que foi esporte de demonstração no Pan do Rio de Janeiro e já não será mais no Pan no Mexico.

Toda o movimento é para que se concretize a partir de 2014, inclusive ja existe um trabalho para que apresente documentação da unificação das regras em todos os continentes e suas praticas.

Acredito que para o Futsal, falta-se muito pouco para tornar-se olimpico. Quanto ao futebol de areia ou de praia, não tenho muito conhecimento sobre sua pratica pelos continentes, não se conhece ainda o trabalho tanto masculino como feminino e unificação de regras.

Claro que todo o brasileiro que fosse implantando esportes que facilitariam o caminho da medalha dourada, mas nem sempre acontece desta maneira. Mas se vc pesquisar, o Brasil é bom e Golf e Rugby, temos atletas do Sul do Pais (Paraná) que disputam diversas competições internacionais e o Rugby somos os melhores continente Sul Americano.

Abraços!!!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.