A Prefeitura de Boa Vista inicia na próxima segunda-feira (22) o credenciamento para a I Conferência Municipal do Esporte, que será realizada de 26 a 28 deste mês, no auditório das Faculdades Cathedral. Os interessados devem procurar até sexta-feira (26), das 8h às 12h, a Superintendência de Esporte da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), na Avenida Ville Roy, 292-E, Centro.

Os participantes devem ser maiores de 18 anos. É necessário preencher uma ficha de inscrição e indicar qual a categoria em que se encaixa, seja sociedade civil ou representante do poder público municipal, estadual ou federal.

Os interessados poderão ainda fazer ainda o credenciamento no dia de abertura da Conferência, às 18h. A expectativa é que cerca de 200 pessoas ligadas ao esporte em Roraima participem do evento.

A abertura da I Conferência Municipal de Esporte será no dia 26 de março, às 19h30. A solenidade contará com a participação de palestrantes ligados às entidades esportivas de Boa Vista.

No dia 27, a programação começa às 8h com a divisão dos participantes em 10 salas de debates. Cada sala discutirá um eixo temático ligado à estrutura do esporte. As discussões encerram às 18h.

Os 10 eixos são: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Financiamento; Infraestrutura; Esporte, Inclusão e Intersetorialidade; Ciência e Tecnologia; Esporte de Alto Rendimento; Governança no Esporte - regulação pública e privada do esporte; Futebol Patrimônio Cultural; Impacto do esporte na economia e Esporte, Lazer e Juventude.

No dia 28, as atividades também acontecem das 8h às 18h com a escolha dos delegados que participarão da etapa estadual e a votação das propostas feitas dentro de cada eixo temático.

“A meta da conferência é propor a criação de um Fundo Municipal de Apoio ao Esporte, além de buscar incentivos públicos como recursos que estimulem o desenvolvimento do esporte em Boa Vista”, explica Osmar Marques, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).

Para Roraima devem ser eleitos 15 delegados que participarão da III Conferência Nacional de Esporte - Por um time chamado Brasil – com o tema “Plano Decenal do Esporte e Lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, que acontecerá de 3 a 6 de junho deste ano.

A Conferência Nacional do Esporte foi convocada pelo Decreto Presidencial de 21 de janeiro de 2004, configura-se com um espaço de debate, formulação e deliberação das Políticas Públicas de Esporte e Lazer para o país.

A Prefeitura realizou duas etapas preparatórias que elaborou as comissões de organização da Conferência. Eles estudaram o Texto Básico da III Conferencia Nacional do Esporte, que tem o objetivo de definir diretrizes, metas e compromissos para o desenvolvimento do esporte e lazer para os próximos 10 anos.

Comentários

Por Moacir Augusto de Souza
em 25 de Março de 2010 às 15:09.

Conferencia Municipal de Boa Vista contarar com a Participação do Prof. Dr. Alberto Puga, Representando o Prof. Jorge Stenhilber (Presidente do CONFEF).

Prof. Dr. Alberto Puga, irar além de Representar o CONFEF, estarar proferindo Palestra sobre o Sistema Municipal de Esporte e Lazer e o Codigo Brasileiro de Justiça Desportiva.

Nossas Boas Vindas o Ilustre Professor.

Cons. Moacir Augusto (Moderador Ed. Fisica em RR)


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.