Conferência Estadual do Esporte começa hoje, com a proposta de ‘fortalecimento’

Foto:  Ascom SECD
Comissão Organizadora da conferência, com Alan Frik (Ministério dos Esportes) e Ilma Xaud (secretária de Educação)
RIBAMAR ROCHA

A III Conferência Estadual do Esporte terá início hoje e terá como tema: ‘Plano Decenal do Esporte e Lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais’. Durante três dias, professores, técnicos, gestores articuladores, administradores e demais profissionais da área do esporte estarão reunidos para consolidar as propostas das etapas anteriores, realizadas nos municípios. O evento começa às 18h de hoje no Palácio da Cultura, com o credenciamento dos participantes. Às 20h será feita a abertura oficial. Nos dias 04 e 05, terça e quarta-feira, os debates e ações acontecem na Academia de Polícia Integrada de Roraima.

A conferência tem o principal objetivo de aprovar o Plano Decenal do Esporte, com diretrizes, metas e compromissos para o desenvolvimento do esporte e do lazer para os próximos dez anos. O projeto de Lei do Sistema Nacional do Esporte e Lazer também estará em pauta no encontro.

A secretária de Educação, Cultura e Desportos, Ilma Xaud, disse que a realização da conferência será um acontecimento importante para o esporte de Roraima. “Na conferência teremos a chance de discutir nossos problemas, dificuldades e também de apresentarmos ideias e soluções inovadoras para melhorar o setor. Será também uma oportunidade para construirmos políticas públicas fortes para o desenvolvimento do esporte no Estado”, disse.

Ela lembrou que, em fevereiro deste ano, Alan Frik, representante do Ministério dos Esportes, esteve em Roraima para participar do lançamento oficial da conferência. No evento, Alan destacou que o Brasil vive um momento único na área do esporte, com a escolha do país para sediar Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Ele finalizou dizendo que este era o momento para consolidar o sistema esportivo brasileiro.

ETAPAS - Durante o mês de março, foram realizadas em todo o Estado, cinco etapas da conferência. No município de São João da Baliza, aconteceu a Etapa Regional I com a participação de Caroebe, Rorainópolis e São Luiz. Em Iracema, foi realizada a Etapa Regional II com a participação dos municípios de Mucajaí e Caracaraí.

O município de Bonfim foi a sede da Etapa Regional III, onde também participaram os municípios de Cantá e Normandia. E em Pacaraima, foi realizada a Etapa Regional IV com a participação de Alto Alegre, Amajarí e Uirmautã. Em Boa Vista aconteceu a Etapa Municipal.

“A Etapa Estadual será a consolidação das etapas anteriores e a oportunidade de uma discussão mais ampla sobre o esporte do Estado”, disse.

A Conferência Estadual do Esporte é uma realização do Governo do Estado de Roraima/Secretaria de Educação Cultura e Desportos (SECD) em parceria com o Ministério do Esporte.

FONTE: http://www.folhabv.com.br/fbv/Editorias.php?id=2

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.