Gostaria de compartilhar este artigo científico sobre lesões no rugbi com os CEVnautas interessados no assunto: Incidência de lesões na prática do rúgbi amador no Brasil

RESUMO

Este estudo visou verificar a incidência de lesões traumáticas na prática esportiva do rúgbi amador no Brasil. A amostra constituiu-se de 42 praticantes amadores de duas equipes de rúgbi de São Paulo, do sexo masculino, com idade entre 18 e 30 anos. Foi aplicado a cada jogador um questionário em forma de entrevista para verificar a ocorrência de lesões após cada jogo de rúgbi disputado pela respectiva equipe durante cinco meses de 2006. Lesão foi definida como alguma dor ou dano físico sofrido por um jogador durante o treino e durante ou imediatamente após uma partida de rúgbi. Os dados das respostas dos jogadores foram analisados estatisticamente, com nível de significância estabelecido em p£0,05. A incidência total de lesões foi de 574,16 por 1.000 horas de jogo. Houve predomínio de lesões nos membros inferiores em ambas as equipes. A manobra conhecida como tackle foi a maior causa de lesões. O segundo tempo foi o período do jogo em que a maioria das lesões ocorreu. Atacantes foram mais freqüentemente lesionados quando comparados aos defensores. A incidência de lesões traumáticas no rúgbi amador no Brasil mostrou-se extremamente alta, caracterizando uma importante diferença quando comparada à incidência de lesões em outros estudos feitos em países onde o rúgbi é um esporte mais popular.

Descritores: Futebol americano; Incidência; Traumatismos em atletas

Luciane Machado AlvesI; Renato Paranhos SoaresII; Richard Eloin LiebanoIII

IFisioterapeuta
IIProf. do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo
IIIProf. Dr. do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

O artigo completo pode ser visto aqui: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1809-29502008000200004&script=sci_arttext

 

Comentários

Por Frederico Goecking de Deus
em 30 de Agosto de 2011 às 23:11.

O Rugbi é um esporte em crescimento no Brasil, é muito importante esse estudo, pois vai gerar uma discussão sobre esse esporte ainda considerado amador, agora cabe a medicina esportiva analisar esses dados, ja quem no Brasil as lesões são em maior numero que nos paises que tem este esporte como um esporte de ponta, será o amadoismo que faz isso, ou será a falta de conheciemnto ainda das manobras especificas do esporte!

Por Fábio Procópio Soares Bento
em 30 de Agosto de 2011 às 23:57.

Artigo interessante, creio eu que o esporte ainda precisa de divulgação, e quem o pratica ainda não possui o conheceimento das tecnicas corretas, por isso o indice de lesão ainda é maior, mas com o profissionalismo alcançando um patamar maior, acredito que o esporte ficará mais tecnico!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.